Webséries para empresas: confira o que pode ser feito

Webséries para empresas: confira o que pode ser feito

Num cenário de aumento exponencial do consumo de vídeo via plataformas digitais, faz sentido que as empresas invistam na diversificação dos formatos empregados.

É nesse contexto que temos assistido à ascensão do uso das webséries para empresas. A vantagem, ao se trabalhar o conteúdo de forma seriada, é a possibilidade de abordar os assuntos com mais profundidade.

Ao optar por dividir o conteúdo em diversos episódios, a empresa tem outro benefício: com vídeos mais curtos, é possível explorar melhor os recursos das narrativas audiovisuais.

Uma dúvida frequente, entre os gestores de marketing é que tipo de conteúdo destacar nas iniciativas do gênero.

A boa notícia é que não existem restrições, desde que sejam atendidas as premissas básicas do formato.

Neste artigo, reunimos informações importantes para orientar a produção de webséries corporativas. Confira!

Consumo de vídeo em alta

Quem atua na indústria do audiovisual tem acompanhado a relevância conquistada pelos vídeos, principalmente quando se pensa na distribuição via web.

Não se trata exatamente de uma novidade, mas os números alcançados nos últimos anos são surpreendentes.

O levantamento da TIC Domicílios 2019, divulgado no final de maio de 2020, confirmou, por exemplo, que o hábito de assistir a vídeos tornou-se predominante na classe A: 87% dos entrevistados declararam que fazem isso diariamente. E mesmo nas classes D e E o percentual é bastante alto, somando 65% da amostra.

Ainda sob o ponto de vista das marcas, outro dado relevante da TIC Domicílios é que 73% dos brasileiros entrevistados atestaram que têm o hábito de compartilhar conteúdos de terceiros em suas redes e/ou com amigos.

Em 2020, ano do #fique em casa, os vídeos apresentaram-se como uma excelente oportunidade para o público que estava à procura de um novo hobbie.

Para se ter ideia do que aconteceu, apenas no YouTube houve um aumento de 50% no volume de visualizações dos vídeos destinados a “iniciantes”. Ou seja, pessoas que estavam em busca de novas atividades.

Estudo encomendado pelo Google para a Ipsos Mori, envolvendo vários países, entre os quais o Brasil, traz outros dados que ajudam a mostrar a força conquistada pelo vídeo:

* 70% das pessoas usaram o YouTube em 2020 para acompanhar eventos on-line ao vivo;

* 40% das pessoas afirmam que participaram de uma atividade simultaneamente enquanto assistiam a um vídeo on-line;

* 47% das pessoas concordam que em 2020 os vídeos on-line as ajudaram a lidar com algum problema em sua vida.

Boas razões para investir em webséries corporativas

Entendido o cenário de aumento de consumo do vídeo, é importante refletir sobre a relevância das webséries para empresas.

O primeiro aspecto a ser destacado é que o aumento dos investimentos nesse formato está relacionado com a necessidade de diversificação das estratégias.

Afinal, se o espectador tem mais opções, é fundamental que as empresas se esforcem para tornar os seus conteúdos mais atrativos, correto?

Nessa perspectiva, a proposta de dividir determinado conteúdo em episódios é uma excelente estratégia, porque atende à demanda do público por conteúdos mais “curtos”.

Há alguns anos essa tendência por formatos mais dinâmicos tem se acentuado. É compreensível essa mudança no comportamento do público, motivada até pelo uso do aparelho celular.

Para as marcas, contudo, nem sempre é simples sintetizar sua mensagem institucional, por exemplo, num vídeo de alguns minutos.

Resulta daí uma das vantagens da websérie para empresas: as marcas têm como trabalhar o seu conteúdo de forma aprofundada, mas faz a sua distribuição por meio de episódios curtos.

Como usar as webséries

Uma dúvida frequente dos gestores refere-se ao tipo de conteúdo que pode ser trabalhado numa websérie.

A boa notícia é que, com uma produção bem-feita, as possibilidades em termos de formatos são praticamente ilimitadas.

Conteúdo institucional

Sim, é possível trabalhar o conteúdo institucional das empresas por meio de uma websérie. A decisão de dividir o conteúdo em episódios, nesse caso, facilita bastante, uma vez que é possível abordar diversos aspectos que fazem parte da trajetória da organização.

Sem a preocupação em concentrar tudo numa única peça, é possível mostrar, de forma envolvente, a história da empresa, o que ela faz, quem está na linha de frente, como ela trabalha, quem é o seu público etc.

O mais importante, nesse caso, é contar com a ajuda de um bom roteirista. Esse profissional, munido das informações sobre a organização, vai conseguir dar destaque, na narrativa audiovisual, aos aspectos mais importantes para a marca.

Contar neste momento com a ajuda de especialistas é imprescindível. Afinal, quem entende as especificidades da produção audiovisual consegue fazer a distribuição adequada do conteúdo a ser trabalhado, de forma que os vídeos mantenham o seu poder de atração da audiência.

Conteúdo educativo

As webséries de cunho educativo são outro importante filão a ser explorado pelas empresas.

É uma oportunidade para se promover conteúdos específicos e, se for o caso, ajudar na formação da audiência.

Uma boa saída é investir em assuntos que fazem parte do dia a dia do público, como saúde, alimentação, educação financeira, bem-estar… A lista é extensa. 

Como vimos no início do texto, com mais tempo em casa, as pessoas têm procurado bons conteúdos. Ao investir nesse tipo de material, a empresa tem a possibilidade de associar o seu nome a uma produção de qualidade, o que impacta diretamente na reputação da marca.

Os formatos que podem ser adotados nessas webséries também são diversificados. Funciona, por exemplo, convidar especialistas para participar dos episódios. Mas também é possível fazer “especiais” sobre determinados temas, mais no estilo documentário.

Conteúdo para entretenimento

Refletindo sobre o que pode ser feito em termos de brand content, vale lembrar que os conteúdos patrocinados pelas marcas não precisam, necessariamente, fazer referência direta aos seus produtos e serviços.

Neste caso, a proposta é trabalhar um conteúdo que seja relevante para o público e que interesse à marca, por alinhar-se aos seus valores.

É o que foi feito, por exemplo, nas webséries da Mastercard, parte do projeto “Crie novos hábitos, comece o que não tem preço”.

Seguindo a estratégia global da companhia, em 2020 foram produzidas três webséries, cada uma focada num assunto: vinhos, cervejas artesanais e coquetéis.

Protagonizados por especialistas da área, embaixadores convidados pela empresa para fazer a curadoria dos conteúdos, os vídeos proporcionam uma experiência diferenciada para o espectador, colocando-o em contato com um universo diferente do encontrado no seu dia a dia, combinando informação e entretenimento.

Episódio piloto da websérie apresentada pelo especialista Ale D’Agostino. A série da Mastercard é um excelente exemplo de conteúdo que educa e entretém.

Como ter bons projetos de webséries para marcas

É óbvio que não existe “fórmula mágica” para acertar a mão nesse tipo de projeto, mas as experiências bem-sucedidas contêm alguns ingredientes fundamentais, como:

Propósito

É importante que a marca trabalhe com assuntos que estejam alinhados com os seus propósitos.

Parece óbvio, mas muitas empresas acabam falhando em suas estratégias quando resolvem associar sua imagem a temas que não fazem parte da sua cultura organizacional.

Esse é um aspecto que costuma ser considerado numa websérie institucional, porém vale o alerta de que deve ser ponderado também nos vídeos de caráter educativo e nos relacionados ao entretenimento.

Público-alvo

As audiências são crescentes na internet. Na comunicação corporativa, contudo, as empresas devem trabalhar com um foco bem definido.

Profissionalismo

É a imagem da empresa que está em jogo numa ação de conteúdo. E não há espaço para o amadorismo.

Projetos de vídeo bem-sucedidos são aqueles feitos de forma profissional, considerando todas as especificidades desse tipo de produção.

Boas histórias começam com um planejamento adequado de cada uma das etapas do trabalho e precisam de profissionais especializados para garantir o bom uso de todos os recursos disponíveis.

O que não faltam são oportunidades para as empresas investirem em webséries corporativas. Devido às inúmeras possibilidades de distribuição nas plataformas digitais, faz todo o sentido apropriar-se desse formato para surpreender a audiência.

Gostou da ideia? Quer saber mais sobre webséries para empresa? Entre em contato com a Ludovic!

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