Confira as principais tendências para o marketing B2B em 2020

Hora de reorganizar as estratégias, avaliar as iniciativas e, principalmente, compreender as tendências do mercado.

Por mais que as previsões nem sempre sejam certeiras, é importante mapear as iniciativas que devem se destacar nos próximos meses.

Sob a perspectiva da área de marketing, num cenário de tantas transformações como o que estamos vivendo, sabemos que é preciso manter-se alinhado com o comportamento do consumidor.

Separamos para este artigo alguns insights sobre a movimentação do mercado em 2020. A proposta é entender melhor o que as empresas podem fazer para ter estratégias bem-sucedidas.

Como valorizar o uso do vídeo marketing

Não se trata exatamente de uma novidade a relevância conquistada pelo audiovisual.

A sua importância cresce ano após ano, e a tendência é que esse movimento ganhe cada vez mais consistência.

Primeiro, em virtude da conexão com o ambiente digital. Esse cenário, que favorece o consumo de vídeo, hoje é uma realidade para todas as faixas de público.

Dados oficiais do Brasil indicam que atualmente 70% da população tem acesso à internet.

Devido à expressividade dessa audiência, o emprego do audiovisual é visto como prioridade pela área de marketing.

O segundo ponto importante nessa história é a eficiência do vídeo. Se as empresas vão investir em marketing de conteúdo, redes sociais e influenciadores digitais, faz todo sentido que usem o vídeo.

Olhando para o mercado B2B, foco deste artigo, percebe-se que não existem mais barreiras para o crescimento no uso do vídeo nesse segmento.

Vídeos institucionais, explicativos, de apresentação de projetos… Enfim, é possível escolher, entre os diversos formatos disponíveis, qual é o mais adequado para cada momento.

Fique atento!

Contudo, para explorar melhor essas estratégias, é necessário estar atento para alguns detalhes:

  • É importante estudar com antecedência qual será o tom de voz adotado pela empresa, para que o cliente crie uma percepção positiva sobre o negócio.
  • Nesse processo de branding, é imprescindível que os materiais de divulgação usados sejam compatíveis com a qualidade do produto ou serviço oferecido. Ou seja, soluções amadoras não fazem muito sentido nessa área.
  • As ações devem ser bem planejadas e, acima de tudo, integradas à sua estratégia da empresa. Parece óbvio, mas ainda vemos erros graves nessa área. Esforços isolados, por melhores que sejam, contribuem pouco para o crescimento sustentável das operações.
  • Deve-se considerar que o vídeo tem um poder enorme de envolver a audiência, inclusive do ponto de vista emocional. Para que isso funcione, é preciso explorar os recursos da linguagem audiovisual.

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Como ter estratégias bem-sucedidas no B2B

Além do vídeo, há outras questões que devem ser levadas em conta nas estratégias para o mercado B2B em 2020.

É preciso entender, por exemplo, que as abordagens do B2B se aproximam cada vez mais daquelas usadas no B2C.

Vale lembrar que as pessoas não alteram drasticamente o seu comportamento quando mudam de ambiente. Assim, algumas exigências permanecem quando estamos no universo corporativo.

Acostumados com a instantaneidade do mundo digital, no campo profissional também são exigidas respostas rápidas, agilidade por parte dos fornecedores.

Para que isso funcione, é prioritário saber aproveitar os recursos tecnológicos. Afinal, a automação dos processos de gestão pode ajudar bastante nesse sentido. Não há muito mistério: gestão eficiente é aquela sistematizada.

No dia a dia, isso implica organizar os fluxos de trabalho, de modo que as tarefas possam ser executadas no menor tempo possível, sem desperdício de tempo ou de recurso.

Ainda refletindo sobre iniciativas que podem ser adotadas no segmento B2B, vale atentar também para outra tendência importante: a personalização do atendimento. Essa é uma das questões-chave: o uso da tecnologia não significa deixar de cultivar o relacionamento pessoal.

A premissa aqui é a do engajamento. Assim como acontece no mercado B2C, esse é um atributo fundamental para o segmento B2B. Ele é imprescindível para nutrir a confiança necessária para consolidar o relacionamento entre as empresas.

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Foco nas experiências

Nessa mesma linha, é importante valorizar a organização e a participação em eventos, feiras, conferências etc.

Quando começaram a surgir as opções digitais desses encontros, houve quem apostasse numa substituição. Mas não é o que temos visto no dia a dia do mercado.

A diferença é que hoje essas experiências precisam ser devidamente valorizadas, porque não faz sentido atrair um cliente até um local e oferecer mais do mesmo.

A recomendação dos especialistas é que a atenção no preparo desses eventos seja reforçada. É preciso buscar soluções que coloquem em evidência os propósitos da marca.

O uso de vídeos pode ser um diferencial importante para destacar a presença da empresa nesse tipo de ambiente.

Os materiais audiovisuais têm sido usados com sucesso para tornar a apresentação da marca mais interessante e funcionam também nas ações pós-evento.

Nesse último caso, a proposta é produzir vídeos que gerem mais repercussão para a iniciativa, permitindo que outros públicos tenham acesso ao conteúdo trabalhado naquela ocasião.

A produção de audiovisuais desse tipo fazem parte do dia a dia da Ludovic, e, em 2019, a produtora participou de iniciativas importantes nessa área.

Como exemplo, podemos citar o vídeo desenvolvido para a GTM Cenografia divulgar o estande do Deca Lab, na Casa Cor 2019.

Mais atenção com o cliente

As iniciativas que podem ser adotadas pelas empresas em 2020 para alicerçar o crescimento dos negócios também deve envolver a busca de mais proximidade com os clientes.

Dito assim parece algo simples, mas não é. O que consideramos nesse caso é na necessidade de entender melhor as demandas e, a partir daí, agregar valor aos serviços prestados.

Por trás dessa preocupação está a constatação de que, cada vez mais, as empresas encontram dificuldades para manter os seus diferenciais em relação à concorrência. Não é possível restringir-se aos atributos funcionais das marcas.

Diante desse cenário, a opção é manter-se próximo do cliente, de forma a entender melhor as suas demandas.

Para que isso aconteça na prática, a intuição é importante, mas as empresas também devem recorrer a outros recursos e ferramentas, principalmente da área de dados.

Costuma-se pensar em big data como algo distante, apenas para grandes organizações. Porém a verdade é que hoje existem diversos caminhos para fazer o monitoramento dos clientes e captar informações.

São recursos que podem (e devem) ser empregados com mais eficiência para melhorar o atendimento prestado, independentemente da área ou porte da organização.

A proposta nesse caso é ter subsídios para aprimorar o relacionamento com o cliente. Nesse contexto, business intelligence oferece suporte não apenas para a área de desenvolvimento de produtos e serviços, mas também para a comunicação.

Com isso, empresas bem preparadas nessa frente conseguem elevar o nível de satisfação dos clientes atuais e ganha fôlego nos projetos destinados ao aumento da carteira.

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Vídeos personalizados

Na área de vídeos, que é o nosso universo, o uso de dados tem revolucionado as práticas do setor. As metodologias têm avançado bastante, e hoje existe boas experiências relacionadas à personalização das mensagens.

A entrega de conteúdos de vídeo úteis e relevantes para o público certo não é mais algo para o futuro, graças aos avanços no emprego dos recursos de inteligência artificial, mais precisamente marchine learning.

Pesquisas como a da Sapion Reserch mostram que as pessoas valorizam essa abordagem personalizada e conhecem a sua origem. O estudo ainda traz outro dado importante: os consumidores afirmaram que melhoraram a relação mantida com marcas que optaram por essa abordagem mais customizada.

Não vamos nos aprofundar agora nesse assunto. Apenas como referência, vale lembrar que um bom exemplo nessa área é a compra de mídia programática com RTB (Real Time Bidding).

Mídia programática com conteúdo personalizado
Marketing B2B

O objetivo é a entrega de anúncios personalizados para a base de clientes. E, para chegar aos melhores resultados, as marcas têm recorrido ao autoaprendizado dos robôs. São eles que identificam os consumidores mais valiosos para cada negócio.

Se o emprego desses recursos tem ajudado no mercado B2C, como abrir mão deles no segmento B2B?

Como mostramos neste artigo, ao abordar as tendências para 2020, o mais importante é manter o foco no cliente. Afinal, entre os movimentos irreversíveis do mercado, esse olhar mais atento para suas demandas figura com destaque.

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