Divulgação da sua marca: uma boa estratégia para contornar a crise

Divulgação da sua marca

É muito importante estar preparado para crises, pois, independente do ramo dos seus negócios, é provável que ocorra em algum momento. Você pode começar a aplicar algumas táticas antes mesmo do período instável, investindo na divulgação da sua marca. Mas antes de começar, é preciso primeiro pensar na estratégia.

Não espere a crise chegar para reinventar o seu negócio. Seja criativo

Muita gente acha que em time que está ganhando, não se mexe. Mas, no mercado, não funciona desta forma. Às vezes, se você não consegue se adaptar, acaba ficando atrás dos seus concorrentes que seguem as tendências do mercado. É preciso acompanhar de perto as mudanças do seu segmento, e também conhecer muito bem o seu público-alvo.

A primeira estratégia que recomendamos para não se deixar abater na hora da crise econômica é ir além do conceito de público-alvo e criar personas, aquelas a quem você se dirige no dia a dia. Essas personas vão representar os perfis dos seus clientes, por isso, você deve considerar todos os possíveis e listar os problemas que eles podem ter. Depois, relacione estes problemas às soluções que a sua empresa pode oferecer. Deixe a lista bem extensa mesmo, para poder encontrar maneiras de adaptar ou reinventar suas soluções para os possíveis problemas dos seus clientes.

Com isso em mente, considere as fases que o seu cliente precisa passar antes de realizar a compra ou fechar o negócio e foque seus esforços em participar de cada uma dessas etapas assertivamente. Não adianta uma equipe comercial agressiva quando o mercado está apontando para outra direção, às vezes, diferente de onde você está dirigindo seus esforços.

O consumidor atual, que é mais conectado e opta por produtos e serviços que pareçam mais vantajosos, prefere continuar com as marcas que estão em contato com eles mais do que apenas para a compra. É preciso vender uma experiência, deixar as pessoas se sentindo além de meros consumidores. Neste momento, você precisa estar presente no imaginário deles, plantando a sementinha da sua marca antes mesmo de precisarem das suas soluções. Pense no que o seu cliente quer fazer e conquistar com o seu produto, e como ele espera se sentir ao comprá-lo. A maneira mais eficaz de fazer isso é investindo em conteúdo, de preferência em diversos formatos.

Invista em conteúdo para se sobressair e ser visto

Espalhando conteúdo institucional em diversas plataformas, você terá a chance de conhecer quem são as pessoas impactadas por eles. Conhecendo quem consome seu conteúdo, você pode conhecer os seus futuros clientes e agir de maneira assertiva para atingi-los.

Uma das formas de conteúdo mais consumida é o vídeo. Ele é uma boa escolha para começar a espalhar sua marca entre as diversas possibilidades da divulgação, justamente por seu formato multimídia e pela facilidade de sua transmissão e compartilhamento. Também atinge o consumidor de um jeito bem emocional – justamente o que você precisa para mostrar para ele que você esta vendendo uma experiência, e não só um produto.

Também é importante trabalhar o atendimento da sua empresa nas redes sociais, cuidando para que ela não deixe os clientes na mão quando eles precisam, além dos canais de SAC normais que devem estar sempre à disposição para as pessoas se comunicarem. Transforme todo o retorno das suas ações em insights para as próximas ações.

Uma dica é definir quem são os porta-vozes da sua marca, pois eles serão o elo da sua empresa com o cliente. Se você tem uma mascote, ou um representante oficial, cuide para que eles estejam sempre presentes na comunicação da empresa, especialmente nos vídeos. Também há a possibilidade de usá-lo na comunicação direta com os clientes, como nas mídias sociais e os canais de SAC, para tornar o diálogo mais personalizado. Relacione a marca com os produtos e vice-versa, mostre o porquê da sua solução ser a melhor para os seus clientes e todas as vantagens que eles vão ter ao escolher a sua empresa – tudo isso pensando nos aspectos emocionais, para que seja uma experiência pessoal para o consumidor.

Tire muita vantagem do fato dos vídeos serem muito fáceis de viralizar e tente impactar suas personas com conteúdos segmentados, principalmente nos formatos True View do YouTube e ads de retargeting, para que eles comecem a reconhecer a marca e criar confiança. Isso é muito importante quando a crise chega: o consumidor só vai fazer questão de comprar das empresas que ele confia.

DICAS DE LEITURA:
— A importância das marcas em tempos de crise (Matéria da Exame)
— Investir na marca durante crise é oportunidade para ganhar força (Matéria da Gazeta Online)

Garanta resultados além da crise investindo em divulgação

Todo o conteúdo produzido deve ser considerado um investimento na sua marca, por isso, não meça esforços para divulgar tudo o que você fez para o seu público. Não se esqueça de que o mais importante é ter o nome da sua marca rodando, para que ela sempre esteja na mente dos clientes, principalmente nas épocas de crise. Eles não vão esquecer-se de você quando existem formas de lembrá-los e não vão abandonar você se você não abandoná-los.

Muitas marcas trabalharam desse jeito, muitas vezes diminuindo a produção para poder investir ainda mais em divulgação. Walmart e Pepsi foram marcas que fizeram isso e obtiveram muito sucesso no início dos anos 2000. Atualmente, o Google e o Twitter têm conquistado mais espaço investindo na divulgação de suas novas soluções, como o Google Web Designer ou o Periscope.

Trabalhando com uma equipe competente e dedicada, você pode atingir ótimos resultados com as suas estratégias de divulgação. Conte com a Ludovic para a criação e produção do seu conteúdo e impacte seu público com conteúdo otimizado e inteligente. Bons negócios!

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