Google+

Vídeos para estratégia de marketing digital no WhatsApp

Vídeos para estratégia de marketing digital no WhatsApp

MARKETING DIGITAL — Os vídeos favorecem a criação de um conteúdo mais envolvente e dinâmico, capaz de promover interação e compartilhamento. Em acordo com essas tendências, as redes sociais passaram a investir em suas plataformas, deixando-as mais “amigáveis” aos conteúdos audiovisuais. Fato que tem favorecido cada vez mais as estratégias de inbound marketing.

A divulgação em formato de vídeos se mostra mais atraente e relevante para o público, ao mesmo tempo em que requer mais criatividade e recursos por parte dos anunciantes. Apostar em vídeos passa a ser um meio cada vez mais utilizado para fortalecer o marketing de conteúdo e otimizar os motores de busca.

Com cada vez mais consumidores, o mobile marketing aparece como sendo essencial para os anunciantes, tendo em vista que a maioria das visualizações de vídeos digitais já acontecem nas plataformas móveis, sendo o tempo gasto pelos consumidores nas plataformas móveis 20% superior ao da web.

VEJA TAMBÉM: Por que o Facebook vem investindo em vídeos como inbound marketing

O WhatsApp como estratégia de marketing digital

marketing digitalO WhatsApp atingiu grande popularidade na sociedade e já atinge cerca de 100 milhões de usuários no Brasil, o equivalente a 96% dos brasileiros que possuem um smartphone, e 1 bilhão de usuários do mundo todo.

É uma ferramenta de baixo custo que oferece mais rapidez na entrega do conteúdo, já que grande parte da população se mantém conectada aos smartphones no dia a dia, o que garante a disponibilidade imediata desse recurso. Além disso, o WhatsApp possui uma taxa de abertura e de cliques muito maiores que os de um e-mail.

Como qualquer outro canal de mídia, a utilização do WhatsApp requer um planejamento cauteloso de marketing. Os anunciantes e empresas que queiram usar esse aplicativo em sua campanhas devem controlar a quantidade de mensagens enviadas para não se tornarem invasivos. Lembrando sempre: muitas mensagens enviadas a um mesmo destinatário podem causar rejeição, e não a promoção da marca.

Além da moderação, é preciso ter cuidado com o tamanho dos arquivos compartilhado, já que a demora no carregamento desses vídeos se mostra um dos principais empecilhos para os consumidores.

Um bom exemplo de marketing digital no WhatsApp

A campanha de 2014 da Hellmann’s, que enviou aos seus consumidores, por meio de mensagens no WhatsApp, receitas personalizadas com base no que os usuários sinalizavam ter em suas geladeiras:

Forneça um número exclusivo de celular

WhatsAppO WhatsApp facilita o envio periódico de novos conteúdos, como vídeos, imagens e áudios, o que transforma a relação com as pessoas mais próxima e interativa. Para isso, as empresas devem, primeiramente, fornecer um número exclusivo para o contato direto com o consumidor. É importante também deixar uma equipe à disposição para promover a comunicação com os clientes em tempo real, e também pensar nas necessidades dos clientes e em como sua marca pode ser capaz de auxiliar e oferecer uma experiência única e personalizada aos consumidores.

É justamente prezando por essa experiência personalizada que os vídeos se destacam como inbound marketing no WhatsApp.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:
O bom uso de vídeos no endomarketing
Os desafios do vídeo como conteúdo
3 estratégias para sua empresa se destacar no marketing online
How to make something go viral: tips from BuzzFeed (conteúdo em inglês)

Como promover a viralização de vídeos pelo WhatsApp

A possibilidade de viralização de um vídeo nessa plataforma está no seu conteúdo. Investir em emoção, humor, utilidade pública e conteúdos criativos são ações importantes que devem ser utilizadas. Além disso, é preciso que a empresa ou marca busque ser convincente, interessante e única. É essencial também que seja capaz de surpreender e prender a atenção do cliente, utilizar tags e títulos fáceis de memorizar e prezar pela distribuição do vídeo estrategicamente.

Ao desenvolver a sua campanha viral, tenha sempre em mente seu público-alvo. Lembre-se sempre que a viralização de um conteúdo pode ter impacto positivo ou negativo sobre a sua empresa. Basta lembrarmos do que aconteceu com a Nokia e seu viral “Perdi meu amor na balada”. No vídeo, um jovem apaixonado pedia ajuda para as pessoas encontrarem uma garota que ele conheceu durante uma balada. O pedido acabou comovendo o público, que compartilhou o suposto “pedido de ajuda” em suas redes sociais. Os consumidores sentiram-se enganados após descobrirem que o vídeo fazia parte de uma campanha publicitária. O fato chegou a se investigado pelo Conar e gerou muitas reclamações no Procon-SP.

O uso em comunicação interna e endomarketing

WhatsAppEmbora pouco explorado, o WhatsApp tem um bom uso também em endomarketing e comunicação interna. Você pode, por exemplo, montar uma campanha inteira de reciclagem de equipe com mensagens diárias sobre algum tema.

Imagine ainda que a sua equipe de vendas precise de motivação em um momento de crise econômica. Use a criatividade e bons argumentos para o envolver os seus vendedores, com memes, mensagens motivacionais, gifs e vídeos curtos. Essa é uma forma mais interativa e menos burocrática de passar um conteúdo.

Também é possível criar vídeos curtos sobre outros temas e até mesmo mensagens de final de ano. As possibilidades são infinitas para uso do WhastApp, e os resultados são imediatos desde que as campanhas sejam bem conduzidas.

Crie virais no WhatsApp como estratégia de marketing digital e conte com a Ludovic em todas as etapas para produção de vídeos para a sua empresa.