Google+

O poder dos vídeos institucionais

O poder dos vídeos institucionais

Vídeos institucionais podem abrir novos mercados e possibilidades. Ao contrário da televisão que trabalha com um perfil médio do seu público, a internet tem a possibilidade de atingir potenciais clientes de maneira direta.

Isso se deve em parte pelo seguinte fato: quando alguém entra no site de uma empresa é porque ele procura um serviço específico. Um internauta age de maneira ativa, ao contrário do público televisivo que se comporta de modo relativamente passivo diante da televisão. Por exemplo, visitamos a página das companhias aéreas com um fim particular: a compra ou transferência de passagens.

Outro aspecto peculiar à internet é a possibilidade da pequena empresa ter visibilidade, que pode ser ampliada ainda mais com o apoio das redes sociais, como o YouTube e Facebook.

VEJA TAMBÉM: Facebook gera US$ 10 bilhões para economia brasileira

Os vídeos institucionais despertam interesse

Por outro lado, por ser um ambiente povoado por todos, a concorrência nesse meio virtual é cada vez mais acirrada, o que leva os gestores a terem uma preocupação ainda maior com as estatísticas dos sites de suas empresas.

Em busca de otimização para as primeiras posições nas buscas do Google, Bing, entre outros, as empresas têm investido em ferramentas de SEO e na integração com o Google Analytics e o Adwords. Apesar de tudo, muitos empresários ainda são resistentes a ideia de integrar o vídeo às suas estratégias de marketing.

Já acompanhamos casos de empresas que adiaram a produção dos vídeos institucionais por considerarem os preços muito altos, ação que compromete, entre outras coisas, a conversão de leads em clientes, ignorando assim o poder de convencimento desses veículos.

Sem mencionar que o vídeo institucional pode aumentar ainda mais o tráfego orgânico aos sites por meio do compartilhamento nas redes sociais.

Por que sua empresa deve investir em vídeos institucionais?

Já se foi a época em que ter apenas um bom produto bastava. Claro que a qualidade é fundamental, mas, sem visibilidade, a sua marca e os seus produtos perdem a relevância na web. Hoje as empresas enfrentam o desafio de se destacarem em um mercado com ampla concorrência. Em meio a incertezas, a comunicação em vídeo se sobressai como importante estratégia de branding. Um investimento capaz de garantir o posicionamento de sua marca no mercado, atraindo parceiros, clientes e até mesmo seu público interno.

Investir em vídeos institucionais pode ser a solução certa para sua empresa. Além de favorecer o “rankeamento” do seu site no Google, os vídeos são capazes de comunicar valores e produtos de forma dinâmica e original. O que justifica a preferência das pessoas por esse formato.

Vantagens dos vídeos

  • Proposta mais atraente para transmitir informações
  • São criativos e dinâmicos (quando bem feitos)
  • Possibilidade de storytelling
  • Conteúdos divertidos, inovadores, humorísticos e emocionais são estratégias importantes
  • Aumenta a visibilidade
  • Promove a marca
  • Preferência dos consumidores para produtos nesse formato
  • Favorece o compartilhamento
  • É a tendência da atualidade (aproveite para ler uma excelente matéria da Forbes sobre a importância dos vídeos)
  • Uso nos anúncios TrueView do YouTube e do Google Adwords para vídeo

VEJA TAMBÉM: Promova seus vídeos no YouTube usando o AdWords

Qual o primeiro passo para a produção de vídeos institucionais?

Os vídeos institucionais devem apresentar informações que realmente interessem ao público. Eles promovem sua empresa, mas podem ser utilizados com diferentes propósitos. Por isso, antes de começar uma campanha, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Você pretende apresentar sua empresa no geral ou apenas um produto (ou serviço)?
  • Você prefere vender ou quer apenas fortalecer sua marca no mercado?
  • Qual o público-alvo que pretende atingir?
  • Qual a verba disponível para a produção do vídeo?

Definir o objetivo é o primeiro passo para a produção de vídeos institucionais. O segundo é estabelecer em quais canais eles serão distribuídos e qual o valor dedicado para a divulgação.

As mídias digitais e redes sociais, como YouTube, Google e Facebook, trazem novas possibilidades de se conectar com as pessoas. Além de oferecer mais aproximação e capacidade de atingir potenciais clientes de forma direta.

VEJA TAMBÉM: O que você deve saber ao produzir um vídeo institucional para a sua empresa

Roteiro para vídeo institucional: conte uma história

Investir em um bom roteiro é primordial, mas antes de tudo vem o briefing. Tenha cuidado para não deixar nada de fora do briefing: informações completas sobre a sua empresa, definição do target, objetivo do vídeo, duração, plataformas para veiculação, etc.

Com o briefing em mãos é hora de escrever o roteiro. Nesse processo, busque um discurso que fuja da formalidade e que seja capaz de apresentar a sua ideia. Agregar dinamismo e originalidade é um importante diferencial para promoção de sua marca e para atrair audiências.

VEJA TAMBÉM: A importância do briefing para o sucesso do vídeo institucional

O cérebro humano apresenta mais facilidade de se engajar com histórias do que com dados contados de maneira aleatória e sem contexto. Então, conte uma história! Transmitir conhecimentos e informações por meio de uma história é uma das formas mais antigas de aprendizado dos seres humanos. Investir em storytelling aumenta em 296% o engajamento com seu conteúdo e obtém 520% a mais de tempo em sua página, segundo um experimento realizado pela Buffer.

Utilize em seu vídeo uma narrativa envolvente e criativa. Além de ser capaz de chamar a atenção das pessoas, um bom storytelling também estimula a aproximação com seu público-alvo.

Como produzir e editar o seu vídeo

A fase de produção abrange tudo que envolve a gravação do vídeo, como locações, equipamentos e equipe técnica.

Na filmagem, a iluminação necessita de atenção especial. Um vídeo escuro ou mal iluminado compromete muito sua qualidade, e torna sua produção difícil de assistir e entender.

Com as imagens em mãos, chega a vez do delicado momento da edição. Selecionando as melhores cenas, destacando o objetivo do vídeo e aquilo que ele deseja transmitir, de modo que seja capaz de passar uma mensagem clara e convincente.

Um vídeo mal produzido ou editado pode fazer com que sua empresa perca a credibilidade diante de seu público, por seu vídeo institucional não possuir um aspecto profissional.

Invista na trilha sonora

Grande parte da emoção de um vídeo está na sua trilha sonora. Ela funciona como um importante recurso que é capaz de agregar valor à história que está sendo contada e possuir o apelo emocional que seu vídeo pede. É importante conciliar a trilha sonora com o conteúdo que a mensagem deseja passar. Se for um roteiro que preze a emoção, invista em músicas crescentes, que tenham um pico mais elevado e emocionante. Se deseja passar a ideia de humor e diversão, escolha um estilo de música que seja mais lúcida e animada.

Atenção para a duração do vídeo

Na internet, as audiências prezam um conteúdo que seja divertido, criativo e, principalmente, rápido. Textos e vídeos longos demais podem fazer com que o público perca rapidamente o interesse, o que prejudicaria a promoção de sua empresa.

Para que isso não aconteça, é muito importante trabalhar com um conteúdo simples, claro e objetivo. Informações demais, além de tomarem mais tempo, podem ser prejudiciais para o entendimento da mensagem que a empresa deseja passar.

Não existe um tempo determinado considerado ‘correto’ para a produção de vídeos institucionais. Vídeos mais curtos ganharam espaço depois do sucesso do aplicativo Vine, que estimulava a criação de vídeos no tempo de 5 segundos. Essa plataforma influenciou algumas marcas a utilizarem microfilmes como estratégia de marketing para seus negócios.

Porém não é obrigatório que os textos sejam curtos e não existe um padrão quanto ao tempo de duração. O importante mesmo é que o tempo de duração do seu vídeo institucional não seja muito longo. Ele deve estar em sintonia com seu conteúdo e proposta a ser transmitida. Lembrando que a internet é um meio dinâmico e tem vasto campo de conteúdos e informações e uma ampla audiência, o que faz com que os vídeos produzidos devam ser interessantes, objetivos e que não cansem o espectador.

Invista em Calls to Action

Chamamos de Call to Action qualquer chamada, visual ou textual, que leve o visitante de sua página a realizar alguma ação. É uma importante estratégia para promover suas estratégias de marketing digital e gerar leads.

Termine o seu vídeo institucional com um convite. Estimulando as pessoas a exercerem alguma ação, como visitar uma landing page do seu site, ou a oferta de um material ou serviço.

As Calls to Action funcionam como uma maneira de promover a empresa, divulgar seus serviços e estimular a conversação com o cliente.

Os vídeos institucionais são uma estratégia essencial para você que busca se destacar no mercado digital. Eles atraem as audiências e ainda afirmar a sua marca com conteúdos criativos e envolventes.

A Ludovic realiza todas as etapas de produção de vídeos institucionais

Gostou das nossas dicas e quer investir em vídeos institucionais para sua empresa? A Ludovic te ajuda a aumentar a visibilidade, criar o melhor conteúdo e produzir o melhor vídeo institucional para seu negócio.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:
3 dicas para seu vídeo institucional ser um sucesso
Estratégias para produzir um bom vídeo para sua empresa
Vídeo para YouTube: por que essa ferramenta é tão importante para o seu negócio?
Tipos de vídeos para vender o seu negócio na era dos smartphones.

Copyright © Ludovic Produções. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.