Vídeo institucional: um aliado da sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

O vídeo institucional é um poderoso aliado da sua empresa. Comunique os valores únicos da sua marca e conecte-se emocionalmente com seu público. Saiba mais!

A força dos vídeos institucionais: comunicando valores e conectando emoções

Cada vez mais buscamos sentido em nossas ações, deixando de consumir um produto ou serviço se ele não tiver um significado e valores nos quais acreditamos. Neste cenário, é importante que as empresas olhem para dentro antes de querer vender logo de cara. Mas, como comunicar o que a sua companhia tem de especial fugindo do óbvio?

Uma das plataformas que conseguem fazer isso de um jeito diferente, que impacta com emoção e sensibilidade, são os vídeos institucionais. Seja para um pequeno comércio, uma universidade ou uma grande empresa do agronegócio, esses filmes funcionam como uma ferramenta de alavanca, fazendo com que o público enxergue a sua marca sob um novo – e melhor – ponto de vista, com mais mais valor e credibilidade.

Veja também: Estratégias de vídeo: entenda como explorar essa tendência

Vídeo institucional: um aliado da sua empresa

Os vídeos institucionais (chamados também de vídeos corporativos, de marketing ou empresariais) são uma das estratégias do marketing de conteúdo, que é aquele que fortalece uma empresa sem promovê-la diretamente.

De acordo com o relatório Content Trends, realizado no ano passado, “empresas que adotam estratégia de marketing de conteúdo apresentam, em média, 1,3 vez mais visitas do que os negócios que não implementaram a mesma prática”. Ainda segundo essa pesquisa, o vídeo é o formato de conteúdo mais consumido pelos usuários – ganhando, pela primeira vez, de posts em redes sociais.

Ou seja, é hora de as empresas buscarem agências que trabalham com a produção de vídeos institucionais para se consolidar no mercado de forma sólida e contundente.

Campanhas inspiradoras

A seguir, confira algumas campanhas que, de tão emocionantes, se transformaram em cases de vídeos institucionais de sucesso.

Outro ponto de vista

Uma propaganda de Natal de uma loja de departamentos britânica mostra um garoto ansioso para a entrega dos presentes. A demora para a chegada da data e a preocupação da mãe e do pai em relação à impaciência do menino no filme fazem o espectador pensar que ele não vê a hora de descobrir o que vai ganhar. A grande sacada do vídeo The Long Wait, produzido pela agência Adam&eveDDB, de Londres, é mostrar uma mudança de ponto de vista, que leva quem está assistindo a repensar seus conceitos sobre dar e receber. Porque, como mostra o comercial da marca John Lewis, você também ganha algo quando dá um presente para o outro. Desta forma, sem vender uma roupa ou um acessório sequer, a marca conseguiu fazer com que o público se lembrasse dela de maneira positiva e prolongada.

Encontro inesperado

Um comercial de carro poderia mostrar apenas o que o veículo tem de especial. No caso do Volvo X60, um dos diferenciais é o sistema IntelliSafe, que freia o carro automaticamente ao detectar um pedestre. Mas a agência sueca Forsman & Bodenfors preferiu contar uma história emocionante ao apresentar o automóvel. O filme intercala imagens de uma garota ansiosa com o que vem pela frente com cenas de uma mulher dirigindo o carro por uma cidade, com pressa. São cerca de três minutos de vídeo, que terminam com o que seria uma colisão – da mulher atropelando a menina –, mas o tal sistema de freio evita o acidente. O espectador fica impactado com o comercial, que finaliza com a frase “Às vezes, os momentos que nunca acontecem são os que mais importam”.

Quebra de preconceito

Como impactar a audiência e deixar uma marca na história dos vídeos institucionais? É o que as agências MSL Group, de Nova York, e Leo Burnett, de Toronto, fizeram com sensibilidade para a Always, marca de absorventes femininos, na campanha Like a Girl. No filme, uma pessoa pede para que adultos e crianças corram e arremessem como uma menina. O trabalho emociona ao mostrar que mulheres, um homem e um garoto interpretam os pedidos de forma desengonçada e caricata, inclusive mexendo no cabelo. Já as meninas correm e arremessam normalmente, com vigor, sem zombaria. O vídeo marca quem o assiste ao mostrar como o preconceito é ensinado às pessoas – e como as mulheres, clientes da marca, são as que mais sofrem quando o assunto é gênero.

Olhar inclusivo

Pessoas com deficiência não sofrem apenas preconceito. Elas têm que lidar com questões cotidianas que, para o resto da humanidade, passam batidas, como abrir a porta de um armário ou uma cortina. Pensando nisso, a Ikea, marca de móveis sueca, criou o projeto ThisAbles, que disponibiliza gratuitamente protótipos de peças de mobiliários para serem impressos em 3D. Mas como transpor o projeto para um filme?

No ano passado, o vídeo do ThisAbles, realizado pelo escritório israelense da McCann, levou o Grand Prix na categoria Saúde e Bem-estar e um Leão de Ouro no festival de publicidade de Cannes ao mostrar como a linha de produtos transforma a vida de um jovem com paralisia cerebral, que passa a se levantar do sofá ou acender um abajur com mais facilidade. É uma nova linha de produtos sendo apresentada de forma diferente e mostrando que foi criada para melhorar a vida de milhares de pessoas.

Sob pressão

“A Gisele é só uma modelo”. “Ela não é nenhum pouco especial”. “Bravo, Gisele pode fazer tudo”. “Ela é tãooo falsa”. Frases assim, escritas por internautas em redes sociais, são projetadas nas paredes de um galpão onde, no centro, está Gisele Bündchen treinando kickboxing. Explorar como as mulheres definem o que é “performance” – afinal, qualquer pessoa pode ser boa e ruim ao mesmo tempo, e as mulheres são sempre mais cobradas para serem boas – foi a forma que a produtora norte-americana Droga5 encontrou para comunicar os produtos femininos da marca de roupas e equipamentos esportivos Under Armour. O vídeo I will what I want recebeu o Grand Prix na categoria que premia as campanhas criativas com soluções digitais no festival de publicidade de Cannes em 2015. Na época, a empresa informou que as vendas haviam crescido 28% após a campanha.

Veja também (conteúdo em inglês): blog destaca os 20 melhores vídeos de marketing de todos os tempos

Cena de vídeo institucional realizado pela Ludovic para a TSA Cargo.

Gostou do artigo? Na Ludovic, nossa equipe experiente está pronta para ajudar você em todas as etapas da criação e desenvolvimento do vídeo institucional da sua empresa. Entre em contato com a gente e dê o primeiro passo para um vídeo emocionante!

Recomendados para você:

A Ludovic é uma produtora de cinema e vídeo de São Paulo que viaja pelo Brasil e pelo mundo trazendo histórias que merecem ser conhecidas. Criamos e produzimos:🔹Documentários🔹Vídeos institucionais🔹Branded content videos.