Como a produção de documentários pode ajudar a sua empresa

Produção de documentários para empresas

Documentários são filmes que contam histórias reais a partir de um ponto de vista. Geralmente baseado em algum estudo, obra ou tema relevante que pode ser explorado no decorrer da pesquisa. Apesar desse tipo de filme ser famoso por tratar de temas polêmicos, existem muitos documentários que foram feitos para inspirar. Documentários podem trabalhar com ideias novas e formas diferentes de lidar com uma situação.

A ideia de mostrar a realidade de uma empresa em um documentário pode ser guiada de diferentes formas. É preciso, contudo, pensar estrategicamente para usar esse conteúdo a favor da sua marca. Impactar o seu público-alvo e trazer mais notoriedade à empresa.

Uma das abordagens recomendadas é tratar de pessoas, e não da empresa em si. Contar a história da marca por meio das pessoas que a construíram, se aproximando do público de forma humana, mostrando a saga repleta de desafios e conquistas, até o panorama atual. Essa abordagem funciona para inspirar possíveis clientes, parceiros e empreendedores.

Saiba mais sobre a produção de documentários

Sua empresa tem uma boa história para contar?

Os recortes para a produção de documentários podem ser infinitos. Marcas do mundo inteiro têm utilizado o formato para conversar sobre temas que lhe dizem respeito.

Uma boa narrativa documental é capaz de unir diferentes pontos de vista. Pode também introduzir novos temas ao universo da marca e de até discutir fraquezas institucionais de maneira mais familiar. O documentário aumenta as possibilidades do público criar associações positivas com o conteúdo. Isso explica a nova tendência entre os chefs e restaurantes famosos de apostarem no gênero para autopromoção.

Produção de documentários sobre temas sociais e afins

A empresa também pode produzir documentários relacionados ao seu modelo de negócio. Por exemplo, a Tetra Pak produzindo um documentário sobre sustentabilidade, reciclagem etc. Não é necessário trabalhar só com temas afins, mas também sociais. Como um documentário patrocinado pela Coca-Cola sobre uma ação social em comunidades carentes, mostrando que a empresa é ambiental, social e, por afinidade, uma boa empresa. O documentário pode funcionar como um reforço da marca. Uma garantia de que ela merece confiança e se preocupa com assuntos diversos.

Um excelente exemplo pode ser visto neste filme patrocinado pela Microsoft, empresa líder no incentivo de talentos, que acompanha as histórias de sete jovens pesquisadoras:

Um outro exemplo é o minidoc patrocinado pela Adidas sobre Gabriel de Jesus; de sua infância humilde na periferia de São Paulo ao estrelato mundial nos campos de futebol:

A Small Section of the World (2014)

Esse documentário mostra a história inspiradora de um grupo de mulheres de uma região agrícola remota da Costa Rica. As ideias delas provocaram uma revolução no mundo da produção de café. Depois de uma crise de empregos, os homens da aldeia saíram em busca de trabalho. As mulheres se reuniram para imaginar um futuro diferente através da construção de seu próprio moinho de café. Elas foram as primeiras em seu país a fazer isso.

O filme foi encomendado pela marca de café italiana Illy. A produção ficou por uma equipe de alto escalão de Hollywood que tinha como objetivo levar o filme para as salas de cinemas tradicionais. Eles não só conseguiram isso como participaram também de diversas seleções oficiais de festivais de cinema. Com o conteúdo, a marca de café ganhou um novo território de exploração. Falando sobre a importância social dos pequenos produtores de café.

Produção de documentários: como fazer um bom conteúdo audiovisual?

A produção de documentários pode ajudar no branding, mostrar o lado mais humano da empresa e de seus líderes e festejar as suas conquistas sem parecer egocêntrico.

As produções bem-sucedidas do gênero aproximam o público e a crítica com uma abordagem humana, criativa e bem planejada. Você pode ter em mãos uma história que abre espaços de conversa com públicos e universos que antes não seriam possíveis. Escolha bons profissionais para participarem da etapa de construção dessa história, converse com a Ludovic e conheça outros exemplos de sucesso. Somos uma produtora de vídeo certificada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema.

Websérie documental produzida pela Ludovic para a Mastercard Brasil.

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