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Como a produção de documentários pode ajudar a sua empresa

Documentários são filmes que contam histórias reais a partir de um ponto de vista. Geralmente baseado em algum estudo, obra ou tema relevante que pode ser explorado no decorrer da pesquisa. Apesar desse tipo de filme ser famoso por tratar de temas polêmicos, existem muitos documentários que foram feitos para inspirar. Documentários podem trabalhar com ideias novas e formas diferentes de lidar com uma situação.

A ideia de mostrar a realidade de uma empresa em um documentário pode ser guiada de diferentes formas. É preciso, contudo, pensar estrategicamente para usar esse conteúdo a favor da sua marca. Impactar o seu público-alvo e trazer mais notoriedade à empresa.

Uma das abordagens recomendadas é tratar de pessoas, e não da empresa em si. Contar a história da marca por meio das pessoas que a construíram, se aproximando do público de forma humana, mostrando a saga repleta de desafios e conquistas, até o panorama atual. Essa abordagem funciona para inspirar possíveis clientes, parceiros e empreendedores.

Outra maneira de falar da sua empresa em um documentário é mostrando uma ideia nova, ou uma releitura de modelos clássicos. A inspiração aqui vem da quebra de paradigmas e da abertura às novas possibilidades, seja por meio da criatividade, da tecnologia ou da estratégia comercial.

Entre as formas mais usadas de documentário para empresas é dentro de vídeos institucionais, com entrevistas e uma pequena timeline, que funciona como apresentação da empresa para o público interno ou externo. Mesmo sendo breve, essa forma também tem o seu valor e deve ser considerada.

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Produção de documentários sobre temas sociais e afins

Produção de documentários para empresasA empresa também pode produzir documentários relacionados ao seu modelo de negócio. Por exemplo, a Tetra Pak produzindo um documentário sobre sustentabilidade, reciclagem. Não é necessário trabalhar só com temas afins, mas também sociais. Como um documentário patrocinado pela Coca-Cola sobre uma ação social em comunidades carentes, mostrando que a empresa é ambiental, social e, por afinidade, uma boa empresa. O documentário pode funcionar como um reforço da marca. Uma garantia de que ela merece confiança e se preocupa com assuntos diversos.

Um excelente exemplo pode ser visto neste filme patrocinado pela Microsoft, empresa líder no incentivo de talentos, que acompanha as histórias de 7 jovens pesquisadoras:

Como fazer sua marca relevante?

Produção de documentáriosMuitas vezes, as pessoas não conseguem enxergar a magnitude da história que construíram. Por isso, recomendamos que conversem com profissionais especializados para aproveitarem o máximo de oportunidades de conteúdo que puderem, incrementando o storytelling e dando um tom mais artístico ao institucional.

Documentários podem inspirar, indignar, trazer inquietação, mas, principalmente, fazem as pessoas pensar. A produção de documentários pode ajudar no branding, mostrar o lado mais humano da empresa e de seus líderes e festejar as suas conquistas sem parecer egocêntrico.

Interessado no tema? Fale com a Ludovic e veja as possibilidades de conteúdo para a sua empresa!

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