Google+

O roteiro como peça-chave para o sucesso dos vídeos institucionais

O roteiro como peça-chave para o sucesso dos vídeos institucionais

Os vídeos institucionais são essenciais em uma estratégia de marketing bem-sucedida. Além de ajudarem a promover a sua marca com uma linguagem fácil de consumir.

Para obter o melhor resultado, é preciso obedecer a um processo crítico e minucioso. Tudo começa com um briefing detalhado e um bom roteiro de vídeo que prenderá a atenção do público.

Desde o tempo de duração, até a forma como a narrativa será desenrolada, tudo deve ser pensado e aplicado ao roteiro, pois, em um mundo cada vez mais conectado, é preciso pensar, por exemplo, naqueles que vão acessar a internet com o smartphone e talvez não consigam ler letras miúdas na tela.

Além disso, equilibrar o entretenimento e a capacidade vendedora do conteúdo é importante para que o vídeo não se perca na mensagem que quer transmitir.

Definição de verba para a produção de vídeos institucionais

vídeos insitucionais

A produção de vídeos institucionais exige cuidado redobrado com o roteiro.

O roteiro do seu vídeo institucional dependerá grande parte da verba destinada a ele. Muitas vezes, o cliente tem um projeto grandioso na cabeça, com muitas locações e diárias de gravação, mas dispõe de uma verba que não condiz com as suas ideias.

Isso não deve ser visto como um problema, uma vez que um bom roteiro levará em consideração todos os recursos destinados ao vídeo e proporá alternativas cabíveis e criativas ao projeto.

A partir do roteiro, serão definidos todos os elementos relacionados ao vídeo – número de diárias, equipe, animações, trilha sonora, movimentos de câmera, etc. – e não o inverso.

 

Briefing, o primeiro passo para um bom roteiro

Tudo começa com um bom briefing. Forneça à produtora ou agência contratada todas as informações que precisam ser consideradas durante a produção do seu vídeo, desde o perfil da sua audiência até a plataforma onde ele será exibido. Essas informações serão importantes para o pleno desenvolvimento do roteiro.

Quanto mais detalhado o briefing, menor a margem de erros.

VEJA TAMBÉM: A importância do briefing para o sucesso do vídeo institucional

Definição do target

Vídeos institucionais

Ao desenvolver o roteiro do seu vídeo institucional, pense no seu público. Hoje, as pessoas estão habituadas a verem vídeos em smartphones.

No mundo dos vídeos corporativos, existe uma infinidade de formatos a serem trabalhados, tudo depende dos objetivos a serem alcançados e do seu público-alvo. É claro que a abordagem de um conteúdo para o consumidor final é diferente de um para o público empresarial. Por isso, o roteiro precisa estabelecer um processo empático com sua audiência. Responder as suas dúvidas e atender aos seus anseios.

VEJA TAMBÉM: O vídeo como diferencial nas campanhas B2B e B2C, e agora nas H2H

A importância da clareza de ideias

Um bom roteiro deve desenvolver a ideia plenamente e também conter todas as informações relevantes para o seu público, deixando de lado conteúdos desnecessários e que apenas alongariam a duração do vídeo. Ele precisa ter um propósito muito claro e objetivo.

Além disso, alguns elementos do cinema e da videoarte podem funcionar em casos específicos. Esses recursos devem ser previamente planejados e minuciosamente analisados antes de serem incluídos no roteiro. É importante lembrar, no entanto, que as ideias abstratas precisam ser usadas com cuidado. Por seu caráter subjetivo, elas podem ser incompreensíveis para o público, principalmente quando são mal desenvolvidas.

Evite perder dinheiro

Também não trate o roteiro de forma negligente, nem permita que o tratem dessa forma. Lembre-se: o vídeo institucional é um investimento que precisa ter retorno (e dá retorno, quando eficaz). Por isso, tenha em mente o que está realmente em jogo durante o desenvolvimento do projeto. Para isso, é necessário fazer um recorte sobre os tópicos abordados, examinando detalhadamente todas as etapas do roteiro. Existe coerência no que está sendo comunicando? A mensagem é clara? Ela vende o meu negócio?

Um roteiro eficaz exige esforço conjunto e profissionalismo

vídeos institucionais

Um bom roteiro precisa ter um propósito muito claro e objetivo.

Outro ponto a ser considerado é que muitas empresas se deixam levar por choques de interesse na hora do desenvolvimento e aprovação do roteiro, tornando-o confuso e ineficaz. Ao tentar atender o desejo de todos, o roteiro pode perder a sua linha mestra, fundamental para a construção lógica da narrativa.

Para que esse isso não ocorra, é necessário que a decisão final seja centralizada em um número mínimo de pessoas. Além disso, o roteiro precisa ser avaliado de maneira desapaixonada e distanciada. A orientação da empresa é importante, mas considerar a experiência dos especialistas no ramo, como produtoras de vídeo e/ou agências, é essencial para um bom resultado. Para equilibrar a dose, é necessário uma pessoa de dentro da sua empresa envolvida de forma ativa em todas as etapas de produção – desde o briefing até o corte final.

Com um roteiro bem estruturado e uma produção de alta qualidade, seu vídeo institucional tem mais chances de se sobressair perante a concorrência. Caso precise de qualquer ajuda, conte com a Ludovic para criação de roteiros eficazes para a sua marca.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:
— O que você deve saber ao produzir um vídeo institucional para a sua empresa
Perguntas a serem respondidas ao se contratar uma produtora de vídeo