Produtora de documentários: que tal investir num DOC?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você tem um projeto em mente e está atrás de uma produtora de documentários, preste atenção neste artigo.

Documentários em alta: como garantir que seu projeto se destaque

Se você tem interesse na produção de documentários, aqui vai uma boa notícia: eles nunca foram tão populares quanto nos últimos anos. Essa área tem sido beneficiada pelo avanço das tecnologias digitais, que têm ajudado bastante na execução e na distribuição do gênero.

Contudo, o documentário exige atenção redobrada com a qualidade da produção. Por esse motivo, é sempre um desafio, encontrar a produtora de documentários que dê vida ao seu projeto. Afinal, com um volume enorme de conteúdo sendo criado recentemente, para que seu filme se destaque, ele precisa apresentar uma narrativa cativante e uma abordagem original que envolva e emocione o público.

VEJA TAMBÉM: Patrocínio: uma forma efetiva de divulgar a sua marca

O que diferencia os documentários?

De maneira geral, é certo dizer que um documentário tem o compromisso de explorar a realidade. Mas isso não quer dizer que ele apresente uma visão literal dela. Tudo depende da perspectiva de quem está por trás da narrativa, não é mesmo?

Documentaristas sabem que não basta mostrar a realidade. É preciso dar sentido a ela. Eles podem – e devem – se apropriar dos recursos cinematográficos para envolver o público.

Esse enfoque singular possibilita que os documentários apresentem uma ampla variedade de estilos, tornando-se um formato tão diversificado quanto o cinema de ficção.

Existem diferentes tipos de documentários:

  • Os observacionais adotam uma abordagem onde a câmera age como uma testemunha silenciosa, evitando interferências na cena.
  • Os expositivos concentram-se em um tema ou argumento específico, apresentando-o de maneira direta e clara.
  • Os históricos revisitam momentos famosos ou obscuros da história humana.
  • Os biográficos oferecem perfis detalhados de figuras conhecidas, com um apelo televisivo significativo, tanto em formatos curtos e leves para TV e streaming, quanto em abordagens mais sérias para o cinema.
  • O estilo poético se destaca pela estética visual e pela criação de uma experiência sensorial única.

Certamente, além desses estilos mencionados, existem outros, e frequentemente um documentário pode combinar mais de um deles ou até mesmo desenvolver sua própria linguagem para narrar uma história única.

Aliás, histórias singulares, emocionantes, curiosas e envolventes são uma parte natural de nossa vida cotidiana. No entanto, ao assistirmos a um bom documentário, somos surpreendidos pela sua capacidade única de informar, entreter e emocionar.

A websérie documental Sertões às Margens do São Francisco é um exemplo de conteúdo produzido por nossa produtora. Você pode vê-la no canal do YouTube da Mastercard.

Por que investir na produção de um documentário?

Com o avanço das tecnologias digitais e dos serviços de streaming, os documentários estão mais acessíveis ao público final. E a demanda vem crescendo.

De acordo com a Parrot Analytics, empresa de análise da indústria do entretenimento, de 2018 a 2021 a produção de filmes e séries documentais cresceu 63%, enquanto a demanda por esses títulos aumentou incríveis 142%.

Além das plataformas de streaming, o cinema e a internet são meios populares de veiculação de DOCs, que ganham popularidade rápida em sites como o YouTube.

Aliás, o apreço do público por esse formato só vem crescendo. E não é para menos, pois eles são uma fonte de conhecimento, inspiração e entretenimento. Além disso, há uma crescente busca por conteúdos que prezem pela verdade e pela autenticidade. Então se você está pensando em investir em documentário, saiba que ele tem um grande potencial de mercado e público.

Outro aspecto importante: o DOC pode ser usado por empresas do setor privado, agências governamentais, universidades, instituições ligadas à área de pesquisa, ONGs… Enfim, o universo é ilimitado. O principal? Ter uma boa história para contar, envolvendo alguém, uma causa, uma situação, um acontecimento etc.

Durante a produção do seu documentário fique atento ao que abordar no seu projeto

Essa é uma dúvida recorrente quando falamos da produção de documentários: será que existem assuntos mais propícios para esse tipo de filme? A resposta é não! Em tese, qualquer tema, se bem trabalhado, pode ser objeto de um documentário.

O mais importante é pensar se você tem em mãos uma boa história, capaz de despertar o interesse do público. Numa sociedade saturada de informações, a verdade é que nunca estivemos tão sedentos por bons conteúdos. É a velha história: há muita coisa disponível, mas poucas confiáveis e de qualidade. Isso explica em parte o sucesso obtido pelas produções documentais.

Apenas para citar um exemplo de sucesso nessa área, vamos indicar um projeto que consideramos incrível: Planeta Terra (2006). Produção original da BBC, trata-se de uma série documental que levou mais de quatro anos para ser produzida e utilizou técnicas revolucionárias para retratar o mundo natural, como nunca visto antes.

A série fez tanto sucesso que, em caso raro, teve duas continuações realizadas em 2016 e 2023:

Como escolher uma produtora de documentários?

Os DOCs exigem mais atenção na produção. Afinal, enfrentam o desafio de retratar determinada realidade ao mesmo tempo que exploram todos os recursos disponíveis para tornar aquela história atraente para a audiência.

O que vai definir o sucesso ou o fracasso do projeto, além da relevância do conteúdo, é a competência dos realizadores do projeto. Daí a importância de contar com uma produtora especializada em vídeo e cinema.

Esse é o caso da Ludovic, produtora de documentários que é registrada na Ancine e que trabalha em diversas regiões.

Vamos conversar sobre o seu projeto documental? Entre em contato e agende uma reunião. Teremos prazer em esclarecer todas as dúvidas e mostrar como é possível viabilizar o seu DOC. 🙂

Quer conhecer mais a respeito dos documentários? Separamos alguns links que podem ajudar a ampliar o seu conhecimento sobre o assunto:

  1. Webséries para empresas: confira o que pode ser feito
  2. O avanço do mercado de documentários no Brasil
  3. Webséries: como mobile first muda o jogo nessa área?
  4. Produtora de vídeo institucional: entenda como fazer projetos memoráveis

A Ludovic é uma produtora de cinema e vídeo de São Paulo que viaja pelo Brasil e pelo mundo trazendo histórias que merecem ser conhecidas. Criamos e produzimos:🔹Documentários🔹Vídeos institucionais🔹Branded content videos.