Tempo de leitura: 6 minutos
Se você tem um projeto em mente e está atrás de uma produtora de documentários, preste atenção neste artigo.
índice de conteúdo
Documentários em alta: como garantir que seu projeto se destaque
O que diferencia os documentários?
De maneira geral, é certo dizer que um documentário tem o compromisso de explorar a realidade. Mas isso não quer dizer que ele apresente uma visão literal dela. Tudo depende da perspectiva de quem está por trás da narrativa, não é mesmo?
Documentaristas sabem que não basta mostrar a realidade. É preciso dar sentido a ela. Eles podem – e devem – se apropriar dos recursos cinematográficos para envolver o público.
Esse enfoque singular possibilita que os documentários apresentem uma ampla variedade de estilos, tornando-se um formato tão diversificado quanto o cinema de ficção.
Existem diferentes tipos de documentários:
- Os observacionais adotam uma abordagem onde a câmera age como uma testemunha silenciosa, evitando interferências na cena.
- Os expositivos concentram-se em um tema ou argumento específico, apresentando-o de maneira direta e clara.
- Os históricos revisitam momentos famosos ou obscuros da história humana.
- Os biográficos oferecem perfis detalhados de figuras conhecidas, com um apelo televisivo significativo, tanto em formatos curtos e leves para TV e streaming, quanto em abordagens mais sérias para o cinema.
- O estilo poético se destaca pela estética visual e pela criação de uma experiência sensorial única.
Certamente, além desses estilos mencionados, existem outros, e frequentemente um documentário pode combinar mais de um deles ou até mesmo desenvolver sua própria linguagem para narrar uma história única.
Aliás, histórias singulares, emocionantes, curiosas e envolventes são uma parte natural de nossa vida cotidiana. No entanto, ao assistirmos a um bom documentário, somos surpreendidos pela sua capacidade única de informar, entreter e emocionar.
Por que investir na produção de um documentário?
Com o avanço das tecnologias digitais e dos serviços de streaming, os documentários estão mais acessíveis ao público final. E a demanda vem crescendo.
De acordo com a Parrot Analytics, empresa de análise da indústria do entretenimento, de 2018 a 2021 a produção de filmes e séries documentais cresceu 63%, enquanto a demanda por esses títulos aumentou incríveis 142%.
Além das plataformas de streaming, o cinema e a internet são meios populares de veiculação de DOCs, que ganham popularidade rápida em sites como o YouTube.
Aliás, o apreço do público por esse formato só vem crescendo. E não é para menos, pois eles são uma fonte de conhecimento, inspiração e entretenimento. Além disso, há uma crescente busca por conteúdos que prezem pela verdade e pela autenticidade. Então se você está pensando em investir em documentário, saiba que ele tem um grande potencial de mercado e público.
Outro aspecto importante: o DOC pode ser usado por empresas do setor privado, agências governamentais, universidades, instituições ligadas à área de pesquisa, ONGs… Enfim, o universo é ilimitado. O principal? Ter uma boa história para contar, envolvendo alguém, uma causa, uma situação, um acontecimento etc.
Durante a produção do seu documentário fique atento ao que abordar no seu projeto
Essa é uma dúvida recorrente quando falamos da produção de documentários: será que existem assuntos mais propícios para esse tipo de filme? A resposta é não! Em tese, qualquer tema, se bem trabalhado, pode ser objeto de um documentário.
O mais importante é pensar se você tem em mãos uma boa história, capaz de despertar o interesse do público. Numa sociedade saturada de informações, a verdade é que nunca estivemos tão sedentos por bons conteúdos. É a velha história: há muita coisa disponível, mas poucas confiáveis e de qualidade. Isso explica em parte o sucesso obtido pelas produções documentais.
Apenas para citar um exemplo de sucesso nessa área, vamos indicar um projeto que consideramos incrível: Planeta Terra (2006). Produção original da BBC, trata-se de uma série documental que levou mais de quatro anos para ser produzida e utilizou técnicas revolucionárias para retratar o mundo natural, como nunca visto antes.
A série fez tanto sucesso que, em caso raro, teve duas continuações realizadas em 2016 e 2023:
Como escolher uma produtora de documentários?
Os DOCs exigem mais atenção na produção. Afinal, enfrentam o desafio de retratar determinada realidade ao mesmo tempo que exploram todos os recursos disponíveis para tornar aquela história atraente para a audiência.
O que vai definir o sucesso ou o fracasso do projeto, além da relevância do conteúdo, é a competência dos realizadores do projeto. Daí a importância de contar com uma produtora especializada em vídeo e cinema.
Esse é o caso da Ludovic, produtora de documentários que é registrada na Ancine e que trabalha em diversas regiões.
Vamos conversar sobre o seu projeto documental? Entre em contato e agende uma reunião. Teremos prazer em esclarecer todas as dúvidas e mostrar como é possível viabilizar o seu DOC. 🙂
Quer conhecer mais a respeito dos documentários? Separamos alguns links que podem ajudar a ampliar o seu conhecimento sobre o assunto: