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Patrocínio: uma forma efetiva de divulgar a sua marca

O patrocínio é uma das formas de marketing que melhora a experiência do consumidor e a relação dele com a marca. Como se trata de vender um sentimento, não é possível medir os resultados com as métricas clássicas de performance. Em vista disso, é crescente o número de empresas que associam suas marcas a eventos musicais, esportivos, culturais e – mais recentemente – de responsabilidade socioambiental.

Não são só marcas grandes que investem neste tipo de iniciativa, as pequenas marcas podem também “apadrinhar” projetos. Normalmente, os projetos escolhidos têm a ver com o público que a marca quer atingir. Marcas como Heineken, Pepsi e Petrobras, por exemplo, estão sempre envolvidas em grandes eventos musicais, esportivos e produções audiovisuais. O foco é dar visibilidade à marca e não somente aos produtos, mostrando que a marca se importa com o bem-estar e a diversão (Pepsi no Rock In Rio), que estimula o entretenimento por meio do esporte (Heineken e UEFA) e leva em consideração a produção regional (Petrobrás investindo em diversos filmes nacionais).

Já marcas menores podem se unir e investir em projetos como produção de vídeo documental, eventos regionais, iniciativas ligadas ao meio-ambiente e apoio a cultura local. Além desses projetos serem dedutíveis do imposto de renda, ajudam a propagar o nome das empresas envolvidas e atiçam a curiosidade daqueles que ainda não conhecem a marca.

Patrocínio: o poder da visibilidade

Patrocínio é uma boa forma de divulgar a sua marcaQuando uma marca grande lança um novo produto, junto com ações de pesquisa, há também o patrocínio de projetos locais. Um exemplo é a Coca-Cola, que quando lançou o Burn, bebida energética, investiu pesado em eventos de música eletrônica e projetos ligados ao público mais jovem, possíveis consumidores do produto.

O resultado foi ótimo e, atualmente, a página do Burn no Facebook tem mais de 2 milhões e meio de curtidas. Outras marcas fazem o mesmo para divulgar novas embalagens ou alterações na fórmula de um produto, por exemplo. Algumas marcas preferem investir neste tipo de marketing que nas propagandas para rádio e TV, o que denota uma tendência de ir de encontro ao público onde ele está, não interrompendo o que ele está consumindo, mas se tornando a própria experiência dele.

Em alguns casos, é possível que o patrocínio impacte até pessoas que não participaram de um evento. Mesmo sem fazer parte do target, o consumidor tem noção do tamanho do evento e sabe qual é a marca patrocinadora. Além disso, projetos culturais tem muito mais capacidade viral que campanhas de publicidade ou corporativas.

Como eu posso patrocinar um projeto?

Patrocínio é uma boa forma de divulgar a sua marcaPrimeiramente, procure produtoras de confiança para estabelecer um contato que pode ajudar você a encontrar um projeto que tenha a ver com o público da sua marca, mesmo que indiretamente.

Depois, avalie os projetos de acordo com o que a sua empresa pode fazer para ajudar (como ceder um espaço para gravações, por exemplo, ou patrocinar a campanha de divulgação de um evento). Estabeleça, em parceria com o projeto, como e em que peças sua empresa será exposta, para que haja equilíbrio e não desfavoreça nem a marca, nem o projeto.

Também tenha em mente que o ROI (retorno do investimento), neste caso, não deve ser calculado com números absolutos ou métricas. Existem formas para mensurar o retorno que os eventos e projetos trazem para uma marca, por exemplo, por meio de pesquisas periódicas, campanhas em conjunto com os projetos nas redes sociais, além de garantir a continuidade dos patrocínios, para que haja consolidação na mente do consumidor.

Como dissemos anteriormente, não é preciso ser uma empresa gigante com uma verba enorme para isso, pois patrocinar é mexer com aspectos intangíveis. Qualquer marca pode aproveitar a oportunidade de oferecer seus serviços ou produtos de forma consistente, com reciprocidade, através da aproximação de pessoas, sensibilidade e emoção, de forma simples, barata e eficiente.

Ajudamos você a divulgar a sua marca

Se interessou? Entre em contato com a Ludovic Produções e invista na visibilidade da sua marca patrocinando projetos culturais, podendo ser o registro audiovisual de um evento, apoiado por sua empresa, e até mesmo a produção de um documentário socioambiental para a web.

Patrocínio cultural

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Texto do blog Patrocínio & Marketing: Categorias, Tipos e Chancelas de Patrocínio: Como utilizá-los em seus eventos?

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