Webséries para empresas: confira o que pode ser feito

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Webséries para empresas? Sim, o formato pode ser utilizado de diversas formas para projetos institucionais, educativos e de entretenimento. Saiba mais sobre esse assunto lendo o post completo!

Webséries: uma estratégia eficaz no marketing digital

Com o aumento exponencial do consumo de vídeo em plataformas digitais, faz sentido que as empresas diversifiquem os formatos empregados. Nesse contexto, as webséries têm ganhado destaque, permitindo abordar assuntos com mais profundidade e explorar melhor os recursos audiovisuais através de vídeos curtos.

Uma dúvida comum entre gestores de marketing é sobre que tipo de conteúdo destacar nas webséries. A boa notícia é que não há restrições.

Consumo de vídeo em alta

A respeitada sommelière Gabriela Monteleone oferece dicas valiosas sobre vinhos para um público ávido por informações, em uma cena da websérie produzida pela Ludovic para a Mastercard.

A indústria do audiovisual tem acompanhado o crescimento do consumo de vídeos, especialmente na web. Embora não seja uma novidade, os números dos últimos anos são surpreendentes.

Segundo a TIC Domicílios 2019, o hábito de assistir a vídeos é predominante na classe A, com 87% dos entrevistados fazendo isso diariamente. Nas classes D e E, o percentual é 65%.

Além disso, 73% dos brasileiros entrevistados afirmaram que compartilham conteúdos de terceiros em suas redes sociais ou com amigos.

Durante o ano de 2020, marcado pelo #fiqueemcasa, os vídeos se destacaram como uma ótima opção para o público em busca de novos hobbies.

Apenas no YouTube houve um aumento de 50% no volume de visualizações dos vídeos destinados a “iniciantes”. Ou seja, pessoas que estavam em busca de novas atividades.

Estudo encomendado pelo Google para a Ipsos Mori, envolvendo vários países, entre os quais o Brasil, traz outros dados que ajudam a mostrar a força conquistada pelo vídeo:

  • 70% das pessoas usaram o YouTube em 2020 para acompanhar eventos on-line ao vivo.
  • 40% das pessoas afirmam que participaram de uma atividade simultaneamente enquanto assistiam a um vídeo on-line.
  • 47% das pessoas concordam que em 2020 os vídeos on-line as ajudaram a lidar com algum problema em sua vida.

Boas razões para investir em webséries corporativas

Entendido o cenário de aumento do consumo de vídeo, é importante refletir sobre a relevância das webséries para empresas.

O aumento dos investimentos nesse formato está relacionado à necessidade de diversificação das estratégias. Com mais opções para o espectador, as empresas devem se esforçar para tornar seus conteúdos mais atraentes.

A proposta de trabalhar com episódios é uma excelente estratégia, pois atende à demanda do público por vídeos mais curtos. Para as marcas, isso permite trabalhar temas de forma aprofundada, distribuídos em episódios curtos.

Como usar as webséries?

Uma dúvida comum é sobre o tipo de conteúdo que pode ser trabalhado numa websérie. A boa notícia é que as possibilidades são praticamente ilimitadas, desde que a produção seja bem-feita.

1. Institucional

Sim, é possível trabalhar o aspecto institucional das empresas por meio de uma websérie. A decisão de dividir o tema em episódios, nesse caso, facilita bastante, uma vez que é possível abordar diversos aspectos que fazem parte da trajetória da organização.

Sem a preocupação em concentrar tudo numa única peça, é possível mostrar, de forma envolvente, a história da empresa, o que ela faz, quem está na linha de frente, como ela trabalha, quem é o seu público etc.

O mais importante, nesse caso, é contar com a ajuda de um bom roteirista. Esse profissional, munido das informações sobre a organização, vai conseguir dar destaque, na narrativa audiovisual, aos aspectos mais importantes para a marca.

A ajuda de especialistas é imprescindível. Afinal, eles entendem as especificidades da produção audiovisual e conseguem distribuir o conteúdo adequadamente, garantindo que os vídeos mantenham seu poder de atração da audiência.

2. Educativo

As empresas podem explorar um importante filão com webséries de cunho educativo.

É uma oportunidade para se promover temas específicos e, se for o caso, ajudar na formação da audiência.

Uma boa saída é investir em assuntos que fazem parte do dia a dia do público, como saúde, alimentação, educação financeira, bem-estar… A lista é extensa. 

Como vimos no início do texto, com mais tempo em casa, as pessoas têm procurado bons conteúdos. Ao investir nesse tipo de material, a empresa tem a possibilidade de associar o seu nome a uma produção de qualidade, o que impacta diretamente na reputação da marca.

Essas webséries podem adotar formatos diversificados. Funciona, por exemplo, convidar especialistas para participar dos episódios. Mas também é possível fazer “especiais” sobre determinados temas, mais no estilo documentário.

3. Entretenimento

Ao refletir sobre o que as empresas podem fazer em termos de conteúdo de marca, é importante lembrar que os vídeos patrocinados não precisam fazer referência direta aos seus produtos ou serviços.

Neste caso, a proposta é trabalhar de maneira que seja relevante para o público e que interesse à marca, por alinhar-se aos seus valores.

É o que foi feito, por exemplo, nas webséries da Mastercard, parte do projeto “Crie novos hábitos, comece o que não tem preço”.

Seguindo a estratégia global da companhia, em 2020 foram produzidas três webséries, cada uma focada num assunto: vinhos, cervejas artesanais e coquetéis.

Protagonizados por especialistas da área, embaixadores convidados pela empresa para fazer a curadoria dos conteúdos, os vídeos proporcionam uma experiência diferenciada para o espectador, colocando-o em contato com um universo diferente do encontrado no seu dia a dia, combinando informação e entretenimento.

O episódio piloto da websérie apresentada pelo especialista Ale D’Agostino, produzida pela Ludovic para a Mastercard, é um excelente exemplo de vídeo que educa e entretém.

Como ter bons projetos de webséries para marcas

É óbvio que não existe “fórmula mágica” para acertar a mão nesse tipo de projeto, mas as experiências bem-sucedidas contêm alguns ingredientes fundamentais, como:

1. Propósito

É importante que a marca trabalhe com assuntos que estejam alinhados com os seus propósitos.

Parece óbvio, mas muitas empresas acabam falhando em suas estratégias quando resolvem associar sua imagem a temas que não fazem parte da sua cultura organizacional.

Esse é um aspecto que costuma ser considerado numa websérie institucional, porém vale o alerta de que deve ser ponderado também nos vídeos de caráter educativo e nos relacionados ao entretenimento.

2. Público-alvo

As audiências são crescentes na internet. Na comunicação corporativa, contudo, as empresas devem trabalhar com um foco bem definido.

3. Profissionalismo

É a imagem da empresa que está em jogo numa ação de conteúdo. E não há espaço para o amadorismo. Projetos de vídeo bem-sucedidos são aqueles feitos de forma profissional, considerando todas as especificidades desse tipo de produção.

Boas histórias começam com um planejamento adequado de cada uma das etapas do trabalho e precisam de profissionais especializados para garantir o bom uso de todos os recursos disponíveis.

O que não faltam são oportunidades para as empresas investirem em webséries corporativas. Devido às inúmeras possibilidades de distribuição nas plataformas digitais, faz todo o sentido apropriar-se desse formato para surpreender a audiência.

Gostou da ideia? Quer saber mais sobre o tema ou mesmo produzir uma websérie empolgante para sua empresa? Entre em contato com a Ludovic! 🙂

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A Ludovic é uma produtora de cinema e vídeo de São Paulo que viaja pelo Brasil e pelo mundo trazendo histórias que merecem ser conhecidas. Criamos e produzimos:🔹Documentários🔹Vídeos institucionais🔹Branded content videos.