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O patrocínio é uma das formas de marketing que melhora a experiência do consumidor e a relação dele com a marca. Como se trata de vender um sentimento, não é possível medir os resultados com as métricas clássicas de performance. Em vista disso, é crescente o número de empresas que associam suas marcas a produções audiovisuais, eventos diversos e – mais recentemente – de responsabilidade socioambiental. Saiba um pouco mais sobre o tema neste artigo.
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Oportunidades para pequenas e médias
Não são só as marcas grandes investem nesse tipo de iniciativa, as pequenas e médias também podem “apadrinhar” projetos.
Normalmente, os projetos escolhidos têm a ver com o público que a empresa quer atingir. Marcas como Heineken, Pepsi e Petrobras, por exemplo, estão sempre envolvidas em grandes eventos musicais, esportivos e produções audiovisuais.
O foco é dar visibilidade à marca e não somente aos produtos, mostrando que ela se importa com o bem-estar e a diversão (Pepsi no Rock In Rio), que estimula o entretenimento por meio do esporte (Heineken e UEFA) e leva em consideração a produção regional (Petrobrás investindo em filmes brasileiros).
Já marcas menores podem se unir e investir em projetos como produção de documentários, eventos regionais, iniciativas ligadas ao meio ambiente e apoio à cultura local.
Além desses projetos serem dedutíveis do imposto de renda, eles ajudam a propagar o nome das empresas envolvidas e atiçam a curiosidade daqueles que ainda não conhecem a marca.
Dica de leitura: texto do blog Patrocínio & Marketing: Categorias, Tipos e Chancelas de Patrocínio: Como utilizá-los em seus eventos?
Patrocínio: o poder da visibilidade
Quando uma marca grande lança um novo produto, junto com ações de pesquisa, há também o patrocínio de projetos locais. Um exemplo é a Coca-Cola que, quando lançou o Burn, bebida energética, investiu pesado em eventos de música eletrônica e projetos ligados ao público mais jovem, possíveis consumidores do produto.
O resultado foi excelente e, atualmente, a página do Burn no Facebook tem mais de dois milhões e meio de curtidas.
Algumas marcas preferem investir nesse tipo de marketing, o que demonstra uma tendência de ir de encontro ao seu público, não interrompendo o que ele está consumindo, mas se tornando a própria experiência dele.
Em alguns casos, é possível que o patrocínio impacte até pessoas que não participaram de um evento. Mesmo sem fazer parte do target, o consumidor tem noção do tamanho do evento e sabe qual é a marca patrocinadora. Além disso, projetos culturais tem muito mais capacidade viral que campanhas de publicidade ou corporativas.
Veja também: Uma conversa sobre a produção de webséries para a Mastercard
Patrocínio de conteúdos audiovisuais
O patrocínio de produções audiovisuais também tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum no mundo do marketing.
Ao associar suas marcas a filmes, séries e documentários, as empresas têm a oportunidade de alcançar públicos diversos de maneira muito menos invasiva.
O merchandising dentro dessas produções oferece uma maneira sutil, porém poderosa, de integrar produtos ou serviços diretamente à narrativa, reforçando ainda mais a presença da marca na mente das pessoas.
Além de aumentar a visibilidade da marca, esse tipo de patrocínio pode criar associações positivas com os valores e mensagens transmitidas pelo conteúdo.
Veja também: Produtora de documentários: que tal investir num DOC?
Como minha empresa patrocinar um projeto audiovisual?
Primeiramente, procure produtoras de confiança para estabelecer um contato que pode ajudar você a encontrar um projeto que tenha a ver com o público da sua marca, mesmo que indiretamente.
Depois, avalie os projetos de acordo com o que a sua empresa pode fazer para ajudar (como ceder um espaço para gravações, por exemplo, ou patrocinar a campanha de divulgação de um evento). Estabeleça, em parceria com o projeto, como e em que peças sua empresa será exposta, para que haja equilíbrio e não desfavoreça nem a marca, nem o projeto.
Também tenha em mente que o ROI (retorno do investimento), neste caso, não deve ser calculado com números absolutos ou métricas. Existem formas para mensurar o retorno que os eventos e projetos trazem para uma marca, por exemplo, por meio de pesquisas periódicas, campanhas em conjunto com os projetos nas redes sociais, além de garantir a continuidade dos patrocínios, para que haja consolidação na mente do consumidor.
Como dissemos anteriormente, não é preciso ser uma empresa gigante com uma verba enorme para isso, pois patrocinar é mexer com aspectos intangíveis. Qualquer marca pode aproveitar a oportunidade de oferecer seus serviços ou produtos de forma consistente, com reciprocidade, através da aproximação de pessoas, sensibilidade e emoção, de forma simples, barata e eficiente.
Ajudamos você a divulgar a sua marca
Se interessou? Entre em contato com a Ludovic Produções® e invista na visibilidade da sua marca patrocinando projetos culturais, podendo ser o registro audiovisual de um evento, apoiado por sua empresa, e até mesmo a produção de um documentário socioambiental para a web. Saiba como podemos ajudá-lo e conheça um pouco mais do nosso trabalho. 🙂
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