Google+

O vídeo como diferencial nas campanhas B2B e B2C, e agora nas H2H

Atingir o seu público é essencial para o sucesso dos seus negócios e o vídeo é uma grande vantagem contra a concorrência. Para alcançar o melhor resultado, é preciso entender as características da sua marca, se ela trabalha para clientes B2B ou B2C.

Esses termos são conhecidos no mundo do marketing, sendo, em uma definição trivial, B2B o trabalho de negócios para negócios e B2C negócios para consumidores.

O vídeo corporativo e o seu público-alvo

Os vídeos produzidos para marketing B2B tendem a ser mais instrutivos, focados em resultados, priorizando a informação, pois o espectador quer saber as principais diferenças e vantagens que a sua empresa oferece. O foco, neste caso, é produzir um vídeo que venda os serviços ou produtos de uma empresa para outra empresa.

Já os materiais para B2C são mais focados no entretenimento para, assim, envolver as pessoas. Campanhas com imagens que criam necessidades e, consequentemente, movimentam o consumo. Por exemplo: vídeos sobre lançamentos, promoções ou ações para fidelização de clientes. O foco agora é produzir conteúdos envolventes para o consumidor final.

Uma aproximação mais humana do seu público

Apesar de não parecer, ambos os perfis têm muito em comum, pois, em todos os processos, há pessoas envolvidas. Por isso, uma nova sigla foi incluída no mercado, o H2H (human to human). O H2H é o formato mais institucional, que leva em conta as pessoas que fazem os negócios acontecerem. O principal agora é a produção de um conteúdo que leve em consideração as experiências humanas por trás dos processos; mesmo em uma relação comercial entre uma empresa e os seus parceiros, as “emoções” também são relevantes nas tomadas de decisão.

Independente do perfil do seu cliente, é importante lembrar que ele é uma pessoa que quer ser entendida de maneira mais ampla e ao mesmo tempo em suas singularidades. Um excelente exemplo de relações H2H é o da Tetra Pak. A multinacional sueca, cliente recorrente da Ludovic, tem se destacado cada vez mais na produção de um conteúdo que leva em consideração o seu público-alvo como um todo. Não basta apenas mostrar a qualidade superior dos seus produtos; agora, o foco é envolver empresa, equipe, parceiros comerciais e consumidores em uma relação mais próxima e mais humana.

Os vídeos são parte importante das campanhas H2H, pois comunicam muito bem essas emoções em forma de discurso audiovisual. Eles mostram o lado mais íntimo de uma marca numa linguagem simples e intermídia.

Um excelente exemplo de abordagem H2H pode ser visto neste comercial da Southwest Airlines:

Está pensando em disseminar sua marca pelo mundo? Conte com a Ludovic para a produção de vídeos para os diversos perfis de cliente.

Saiba mais sobre marketing Human to Human

Matéria recomedada: Human-to-Human Marketing: A Trend for 2015 and Beyond.
Livro recomendado: There Is No B2B or B2C: It’s Human to Human #H2H.

Matérias sobre video marketing que podem ser do seu interesse

Leia: Use o vídeo para fechar novos negócios e conquistar novos clientes.
Leia: O poder dos vídeos institucionais.
Leia: Perguntas a serem respondidas ao se contratar uma produtora de vídeo.

Copyright © Ludovic Produções. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.