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Os documentários corporativos oferecem uma boa oportunidade para fortalecer a imagem de uma empresa e engajar seu público. Neste artigo, exploramos como a produção de documentários pode ser utilizada para criar um impacto duradouro e positivo. Continue lendo para descobrir algumas estratégias e exemplos inspiradores que podem transformar a percepção da sua marca.
Índice de conteúdo
O poder dos documentários corporativos para engajar e inspirar
Documentários são filmes que narram histórias reais a partir de determinado ponto de vista e geralmente são embasados em estudos, obras ou temas relevantes explorados durante a pesquisa. Embora sejam conhecidos por abordar temas polêmicos, muitos documentários têm o objetivo de inspirar, apresentando ideias inovadoras e abordagens diferentes sobre um assunto.
Ao mostrar a realidade de uma empresa em um documentário, é essencial pensar estrategicamente para utilizar esse conteúdo a favor da marca. O objetivo é impactar o público-alvo e aumentar a visibilidade da empresa.
Uma das abordagens recomendadas é tratar de pessoas, e não da empresa em si. Contar a história da marca por meio daqueles que a construíram, se aproximando do público de forma humana, mostrando a saga repleta de desafios e conquistas, até o panorama atual. Essa abordagem funciona para inspirar possíveis clientes, parceiros e empreendedores.
Sua empresa tem uma boa história para contar?
Os recortes para a produção de documentários podem ser infinitos. Marcas do mundo inteiro têm utilizado o formato para conversar sobre temas que lhes dizem respeito.
Uma boa narrativa documental é capaz de unir diferentes pontos de vista. Pode também introduzir novos temas ao universo da marca e de até discutir fraquezas institucionais de maneira mais familiar. O documentário aumenta as possibilidades de o público criar associações positivas com o conteúdo. Isso explica a nova tendência entre os chefs e restaurantes famosos de apostarem no gênero para autopromoção.
Produção de documentários sobre temas sociais e afins
A empresa também pode produzir documentários relacionados ao seu modelo de negócio. Por exemplo, a Tetra Pak produzindo um documentário sobre sustentabilidade, reciclagem etc.
Não é necessário trabalhar só com temas afins, mas também sociais. Como um documentário patrocinado pela Coca-Cola sobre uma ação social em comunidades carentes, mostrando que a empresa é ambiental, social e, por afinidade, uma boa organização comercial.
O documentário pode funcionar como um reforço da marca. Uma garantia de que ela merece confiança e se preocupa com assuntos diversos.
Contando histórias humanas: alguns exemplos de documentários corporativos
A seguir, destacamos alguns bons exemplos de documentários patrocinados por empresas. São filmes simples e delicados que, exatamente por isso, conseguem ser tanto engajadores quanto inspiradores.
1. Big dream
Um excelente exemplo pode ser visto nesse filme patrocinado pela Microsoft, empresa líder no incentivo de talentos, que acompanha as histórias de sete jovens pesquisadoras:
2. Meet Me at Starbucks
Um outro exemplo é a série de minidocumentários patrocinados pela Starbucks Coffee chamada Encontre-me na Starbucks (traduzido do original, Meet Me at Starbucks).
Em cada episódio acompanhamos um pouco da história pessoal de um cliente da cafeteria. Esses relatos fizeram o público se conectar emocionalmente com a marca, traçando paralelos entre as situações vividas na série e sua vida real.
3. A Small Section of the World
Esse documentário mostra a história inspiradora de um grupo de mulheres de uma região agrícola remota da Costa Rica. As ideias delas provocaram uma revolução no mundo da produção de café. Depois de uma crise de empregos, os homens da aldeia saíram em busca de trabalho. As mulheres se reuniram para imaginar um futuro diferente por meio da construção de seu próprio moinho de café. Elas foram as primeiras em seu país a fazer isso.
O filme foi encomendado pela marca de café italiana Illy. A produção ficou por conta de uma equipe de alto escalão de Hollywood que tinha como objetivo levar o filme para as salas de cinemas tradicionais. Eles não só conseguiram isso como participaram também de diversas seleções oficiais de festivais de cinema. Com o conteúdo, a marca, ao falar sobre a importância social dos pequenos produtores de café, ganhou um novo território de exploração.
Produção de documentários: como fazer um bom conteúdo audiovisual?
A produção de documentários pode ajudar no branding, mostrar o lado mais humano da empresa e de seus líderes e festejar as suas conquistas sem parecer egocêntrico.
As produções bem-sucedidas do gênero aproximam o público e a crítica com uma abordagem humana, criativa e bem planejada. Você pode ter em mãos uma história que abre espaços de conversa com públicos e universos que antes não seriam possíveis.
Escolha bons profissionais para participar da etapa de construção dessa história, converse com a Ludovic e conheça outros exemplos de sucesso. Somos uma produtora de vídeo certificada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema. 🙂
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