Google+

Como o storytelling pode ajudar o seu vídeo

Como o storytelling pode ajudar o seu vídeo

Storytelling é o termo em inglês que denota a capacidade de contar uma história. Ora, sabemos que uma das características mais humanas que temos é compartilhar histórias. Antes mesmo da escrita, muitos dos contos que conhecemos eram histórias mitológicas passadas de boca em boca entre as pessoas, ganhando, cada vez mais, um toque subjetivo.

Muitos dos nossos valores nos foram transmitidos por meio da “contação de histórias”. Por isso, aprendemos a apreciar quando uma narrativa conta uma boa história, faz diferença e nos ajuda a memorizar aquilo que foi passado.

O storytelling é usado em diversas mídias para atrair a atenção e envolver os espectadores. Desde a novela preferida, até aquele comercial que você viu no YouTube, passando por livros, filmes e histórias em quadrinhos.

Não foi à toa que muitas empresas entenderam essa tendência e trabalharam com a técnica para criar cases de sucesso e fortalecer a relação da marca com o cliente. Não só para a publicidade, mas também em vídeos institucionais para o público interno e externo.

VEJA TAMBÉM: Leia aqui um artigo excelente da Forbes sobre o tema (em inglês)

Entender de que forma a história de sua marca pode ser contada e torna-la relevante para os seus colaboradores, clientes e parceiros faz toda a diferença. E estamos aqui para ressaltar a importância do storytelling no seu vídeo corporativo respondendo três questões:

Storytelling: eu preciso “inventar” uma história?

Não, mas você pode contar de um jeito melhor. Empresas famosas como a Apple e o Google “florearam” seus inícios, com o trabalho de storytellers profissionais, que conseguiram vender a ideia de que tudo começou numa garagem, com jovens despretensiosos. Vamos entender: eles não mentiram, eles apenas contaram a história de forma que ficasse mais emotiva, com um toque de “saga do herói”.

O que devo fazer?

Pense que as pessoas querem ver o lado humano da sua marca. O aspecto que se superou, que quebrou paradigmas e avançou depois de todas as barreiras. Ninguém melhor que uma pessoa para comunicar com outras pessoas. Ter um personagem (neste caso, uma pessoa real e que faz parte da história da marca) que possa compartilhar seus sentimentos e seu ponto de vista sobre a trajetória da empresa, colabora, e muito, para que as pessoas prestem um pouco mais de atenção no seu vídeo. Além disso, essa pessoa deve ser carismática, falar com fluência e se mostrar um verdadeiro líder. A ideia é usar o storytelling para construir a reputação da empresa, dentro de sua história real.

Como acertar no storytelling?

Como dito anteriormente, profissionais do ramo, como roteiristas e escritores, são os mais indicados para ajudar você a fazer o storytelling da sua marca. A Ludovic tem bastante experiência na técnica, tanto para uso corporativo, quanto para ficção. Nossos profissionais vão trabalhar a história da sua marca dentro do conceito que você idealizou para o seu vídeo institucional. Além disso, vão dar consultoria para que você entenda as melhores soluções dentro das possibilidades para o seu vídeo.

Quer saber mais? Fale com a gente!

RECOMENDADO PARA VOCÊ:
O roteiro como peça-chave para o sucesso dos vídeos institucionais
A importância do briefing para o sucesso do vídeo institucional

Copyright © Ludovic Produções. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.