Dez anos de muito trabalho e emoção

Formada em filosofia, a maranhense Maria Pinho sempre foi apaixonada por cinema. Nascida em São Paulo, Millie Panichi estudou a sétima arte na AIC, na primeira turma da Academia, e domina como poucos todas as as áreas da produção audiovisual. Era 2010 e, em uma conversa sobre a vontade de contar histórias, e criá-las, elas se perguntaram: por que não trabalhar com a paixão em comum em uma produtora própria, que pudesse movimentar o mercado audiovisual brasileiro? Sem pensar duas vezes, foram atrás da realização daquele sonho.

Para representar a nova produtora de vídeo, a dupla escolheu o nome e a imagem do lhasa apso de Maria, o Ludovic. Duas características principais da raça as levaram àquela decisão: autoconfiança e coragem – o Ludovic nunca teve medo de cachorros maiores do que ele. Marca definida, muita pesquisa envolvida e burocracias resolvidas, as duas fundaram, em agosto de 2010, a Ludovic.

De lá para cá, foram dez anos de intenso trabalho. Mas, mais do que trabalho, paixão. “Nosso objetivo é produzir conteúdos que morem no coração dos nossos clientes e de seus públicos”, afirma Maria. A Ludovic foi uma das primeiras produtoras do mercado a transformar a forma como as empresas se apresentavam nas mídias sociais, principalmente em vídeos institucionais. “Nós utilizamos o efeito de time-lapse, por exemplo, quando pouca gente sabia o que era”, lembra-se. “Também trouxemos novos conceitos para vídeos de eventos e video cases.”

Desde o início, a agência ofereceu aos clientes diversos serviços que, até então, apenas as grandes produtoras ofereciam, como roteiro criativo, storyboard e trabalho cuidadoso em todo o processo de produção. “Tudo isso com uma infraestrutura enxuta, que permitia um deslocamento mais rápido e barato para o cliente”, conta Millie.

Ao longo de dez anos, a Ludovic trabalhou em projetos variados para clientes de todo o Brasil.

Essa constante busca por inovação e emoção levou a Ludovic a logo receber o certificado da Agência Nacional de Cinema (Ancine) para produzir filmes para o cinema e a TV. E as novidades nunca pararam: em 2013, a produtora fez seu primeiro trabalho no exterior, na Inglaterra, para uma multinacional alemã. Eram a autoconfiança e a coragem ganhando o mundo.

Já bem madura, em 2016, a Ludovic produziu O último retrato, seu primeiro curta-metragem, dirigido pelo curitibano Arthur Tuoto. O filme, sobre uma jornada misteriosa na vida da jovem Amanda, foi exibido em vários festivais, como a Mostra Nacional de Cinema – onde venceu o prêmio de melhor design de som – e o Paura Festival Internacional de Cine de Terror, na Espanha.

Um ano depois, as sócias criavam o projeto social Aprenda com a Ludovic, de aulas de audiovisual para jovens de baixa renda. “Foi a forma que encontramos para devolver um pouco do que sabemos para a sociedade”, conta Maria. “Nossa última turma foi bem legal, com uma amostragem rica e bem diversa de jovens.”

Entre um projeto e outro, a Ludovic nunca para. “Para o futuro, queremos cada vez mais produzir conteúdos próprios, com foco em documentários”, afirma Millie. O objetivo é se tornar referência na produção de conteúdos criativos e confiáveis, principalmente na área de produção de video on demand (VoD), streaming, cinema e TV. Claro, sempre com o que guia a produtora desde o início: a paixão por contar histórias.

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