Google+

Tipos de vídeos para vender o seu negócio na era dos smartphones

O acesso ao conteúdo online via smartphones e tablets é uma realidade que só tende a crescer. Entre compartilhamentos nas redes sociais e produção própria de conteúdo pelos usuários e empresas, existem diversas formas que podem ser trabalhadas para impactar essas pessoas que estão sempre conectadas.

Os formatos vídeo ad e viral são os mais usados, principalmente por se tratar de produções menos complexas, com o objetivo de passar uma mensagem específica para as pessoas. Além desses, o unboxing e conteúdos produzidos em parceria com influenciadores – pessoas que são muito populares na internet em determinado segmento – também são formatos com alta capacidade de engajamento.

Exemplos de vídeos populares para dispositivos móveis

UNBOXING – Para pessoas que procuram informações sobre um produto no Google, pode ser uma excelente experiência assistir ao vídeo de alguém abrindo a caixa e comentando esse momento. Isso é uma forma quase tátil de conhecer um produto e, muitas vezes, é um dos fatores determinantes para a compra.

O unboxing a seguir, por exemplo, foi decisivo para a nossa escolha quando tivemos que substituir um dos monitores da Ludovic:

TIMELAPSE (ou TIME LAPSE) – Formato excelente para mostrar processos seriais, como linhas de montagem, fabricação de produtos e, sobretudo, construções de prédios, galpões, estandes, etc.. O timelapse é perfeito para você trabalhar a relação espaço e tempo, pois captura as imagens e acelera de forma que a passagem de tempo seja sentida pelo espectador.

Smartphones

LIVE STREAM – Indicado para compartilhamento de um evento em tempo real. Você pode, por exemplo, compartilhar ao vivo o lançamento de uma máquina ou produto durante uma feira. Ou ainda, realizar uma entrevista importante. Isso pode ser feito por aplicativos disponíveis para transmissão de vídeos, como o Periscope, do Twitter.

DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS – Um meio excelente para tirar dúvidas sobre um produto. Por exemplo, você pode estar no meio de uma plantação e mostrar para o seu público-alvo o funcionamento de uma máquina para o plantio de sementes. Também é possível apresentar em sua loja de ferramentas o funcionamento de uma parafusadeira, etc.. O uso é mais amplo, bastando definir apenas o objeto a ser demonstrado.

VINE – Simplesmente adoramos esse formato, ainda pouco explorado pelas empresas brasileiras. Por seu caráter curto e divertido, o Vine permite que você faça um comercial curtíssimo (de poucos segundos) sobre a sua empresa ou produto de forma facilmente assimilável. Esse formato tem forte apelo junto ao público e é excelente para aumentar o tráfego, principalmente quando tem um tom bem humorado.

SmartphonesVLOG – Pelo título já dá para deduzir que se trata de um blog de vídeos. Ao invés de você ficar postando informações escritas no blog da sua empresa, você cria um canal de vídeos com temas variados e um “vlogger” como representante da marca. Por seu caráter pessoal, esse formato promove uma relação ainda mais íntima com os seguidores.

Além dos exemplos mencionados, existem muitos outros formatos a serem explorados. Antes de começar, contudo, você precisa estabelecer uma estratégia clara para a sua campanha. Defina, por exemplo, o perfil do seu público-alvo e também os seus objetivos: você espera ter mais conversão ou mais tráfego para o seu site?

Outro detalhe importante: para o vídeo ser uma mídia fácil de consumir nos dispositivos móveis, é preciso ter uma preocupação maior quanto às telas, que possuem tamanhos variados, e contar com a possibilidade de que os vídeos vão ser vistos em um ambiente muito iluminado e barulhento.

Caso precise de qualquer orientação, a Ludovic pode ajudar você a produzir seus vídeos diversos, além de trabalhar os vídeos de maneira estratégica para dispositivos móveis. Coloque sua empresa em destaque na era dos smartphones.

Alguns dados interessantes sobre o uso de smartphones

De todos os minutos assistidos no YouTube, 40% são em smartphones, segundo recente pesquisa do Google. A mesma pesquisa afirmou que 81% das pessoas entre 18 e 34 anos possuem smartphones e 98% delas usam o smartphone para assistir vídeos. É uma quantidade considerável de público para você divulgar a sua marca.

Smartphones

Matérias que podem ser do seu interesse

Leia: Vídeo para YouTube: por que essa ferramenta é tão importante para o seu negócio?
Leia: 5 razões para divulgar os vídeos da sua empresa no Facebook.

Copyright © Ludovic Produções. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.