Google+

Estratégias de vídeo marketing: Live-Action e Animações

Estratégias de vídeo marketing: Live-Action e Animações

Estratégias de vídeo marketing: quais são as melhores para o seu negócio?

Já mostramos aqui no site que 2017 foi o ano do vídeo marketing e como grandes empresas como Facebook têm investido nessa estratégia para seu mercado. Ao escolher o vídeo como estratégia para seu negócio, você consegue se comunicar de maneira mais rápida, dinâmica e eficaz, se aproximando do seu cliente e tornando mais fácil se relacionar com ele e conquistá-lo. Vídeos são capazes de prender a atenção do espectador e de transmitir informações importantes através de um conteúdo dinâmico. Além disso, são fáceis de serem compartilhados, o que aumenta o poder de alcance e influência do seu negócio.

Uma pesquisa da Cisco indica que os vídeos representarão quase 70% de todo tráfego na internet e que até 2020 eles serão responsáveis por 82% de todo o tráfego de usuários nessa rede. Isso mostra que, ao utilizar uma estratégia de vídeo marketing para seu negócio, você não está somente inovando, como também se adaptando às mudanças do mercado. É importante ressaltar que as marcas estão sempre buscando por novas formas de se comunicar com o consumidor e de conseguir sua atenção em um mercado saturado por informações e conteúdos de todos os lados, e é essencial que você busque por novos formatos para se destacar e ficar atento às tendências que o mercado oferece.

Hoje abordaremos duas dessas tendências indicadas pela Forbes que vêm conquistando o público e sobressaindo no mercado: o Live-Action e as Animações.

VEJA TAMBÉM: Vídeos para estratégia de marketing digital no WhatsApp

Estratégias de vídeo marketing: Live-Action

Também conhecidos como ‘Vídeos de Transmissão ao Vivo’, os Live-Action são uma estratégia que permite divulgar seu produto e perceber os resultados e a interação do público em tempo real. Mas, antes de escolher qual estratégia de vídeo, é essencial que se leve em consideração alguns pontos importantes.

O primeiro deles é conhecer o seu público. Essa informação ajudará a pensar em qual seria o melhor conteúdo para seu vídeo, a melhor abordagem e, principalmente, qual o seu tempo de duração, ou seja, quanto tempo o seu cliente estaria disposto a utilizar para receber sua mensagem. Segundo uma pesquisa do Iab, o público mais jovem dá preferência para vídeos de até 10 segundos, enquanto o da faixa etária entre 35 e 54 anos prefere vídeos mais longos, de até 30 segundos.

Outro ponto essencial na hora de pensar na sua estratégia é definir bem o seu objetivo. Como podemos ver, a audiência dá preferência para vídeos mais curtos, e até mesmo os mais longos estão na faixa de 30 segundos. Ou seja, você tem apenas poucos segundos para passar sua mensagem e garantir que o público seja atingido por ela. Assim, é importante transmitir a informação de forma clara e objetiva, e fazer valer esses segundos de forma que valha a pena a mensagem ser vista e compartilhada.

Os vídeos Live-Action são capazes de criar uma transmissão e reproduzir sua mensagem da forma mais direta possível. É uma forma de transmissão ao vivo que vem ganhando espaço nas redes sociais e chama a atenção das empresas por permitir uma maior aproximação com seu público.

Essa estratégia se apresenta como um meio de comunicação mais autêntico e urgente, que mostra o resultado de suas ações em tempo real, através da quantidade de visualizações, comentários e compartilhamentos, principalmente através de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, se mostra uma técnica importante não só para quem deseja apresentar e vender seus produtos, mas também para quem quer um marketing eficaz e para quem deseja transmitir notícias e informações. Um exemplo disso seria a rede televisiva de noticiário internacional, CNN.

Utilizando sua conta em redes sociais como Facebook e, principalmente, Instagram, a rede de notícias se utiliza de vídeos marketing Live-Action para apresentar momentos marcantes da vida pública em uma espécie de teaser, de uma prévia, onde, se interessado, o consumidor pode buscar mais informações no site da CNN, através de um link disponibilizado nos próprios posts.

É uma técnica que está recebendo investimentos das redes sociais e ainda pouco explorada pelas marcas brasileiras, o que pode ser um diferencial e uma estratégia de marketing eficaz para o seu negócio.

VEJA TAMBÉM: Como você pode usar o live streaming em seu negócio

Estratégias de vídeo marketing: Animações

Se você ainda acha que as animações são eficazes somente no ramo infantil, você precisa ficar por dentro deste mercado.

Você já deve ter percebido que grandes empresas e marcas estão utilizando vídeos explicativos, que utilizam de animações para contar uma história. Essa é uma estratégia de marketing que concilia a dinamicidade e interatividade que os desenhos transmitem, com a técnica do storytelling.

O storytelling é uma outra estratégia de vídeo marketing que possui a iniciativa de contar uma história interessante e envolvente para cativar a audiência e tornar a mensagem a ser transmitida mais atraente e acessível. Aliado com a utilização de animações, forma uma potente estratégia de vídeo marketing que vem ganhando o mercado.

Investir em vídeos com animações como Inbound Marketing para seu negócio permite a criação de um conteúdo com um visual mais atrativo e fácil de ser consumido, que traz dinamismo às informações importantes que sua empresa deseja transmitir. É um método capaz de iniciar um relacionamento mais próximo com seu público em um movimento de dupla troca: Você fornece a ele uma narrativa interessante e apresenta seu ponto de vista de forma sutil e criativa, e ele retribui essa entrega com interesse e compra do seu produto.

Um exemplo de empresa que vem utilizando constantemente essa estratégia é a Lego. Utilizando sua conta na rede social do Instagram, a marca combina seus produtos, no caso brinquedos feitos com lego, com a estratégia da animação, desenvolvendo peças criativas e inovadoras que, muitas vezes, nem precisam de diálogo, mas somente da animação e de legendas criativas para suas publicações. Ao utilizar vídeos com animações e uma rede social como canal para promover seus produtos, é possível perceber a aprovação do público e sua interação com a marca, como no exemplo abaixo:

Por fim, é importante lembrar que o vídeo marketing possui um propósito fundamental: estabelecer uma comunicação direta e inovadora, de forma a buscar uma maior aproximação e interatividade com suas audiências.

Não sabe qual estratégia de vídeo marketing seria ideal para cumprir com a proposta de sua empresa? Conte com a Ludovic para produzir o conteúdo que mais combina com o seu negócio!

CONHEÇA OUTRAS ESTRATÉGIAS DE VÍDEO MARKETING:

O bom uso de vídeos no endomarketing
Vídeos curtos: os melhores usos para as redes sociais
Estratégias para produzir um bom vídeo para sua empresa