Google+

Dica de leitura para profissionais da edição

A primeira coisa que se aprende sobre montagem em escolas e cursos técnicos é como utilizar programas de edição não-linear. Linguagem e técnica de montagem são assuntos raramente abordados nos currículos dos cursos brasileiros.

Se você é um editor/montador provavelmente já se deparou com a necessidade de estudar mais profundamente a linguagem cinematográfica.

Edição

O livro “Num Piscar de Olhos” pode ser facilmente adquirido nas livrarias brasileiras.

Dentre as poucas opções de livros traduzidos para o mercado brasileiro existe Num Piscar de Olhos, do editor nova-iorquino Walter Murch. No livro, Murch aborda a montagem cinematográfica a partir de sua própria experiência na edição de grandes filmes do cinema mundial, como Apocalypse Now. Murch fez um livro um tanto pessoal, mas aí é que está seu êxito: as dificuldades descritas são comuns a todos os editores, sejam eles novatos ou veteranos.

Walter é um filósofo do cinema que sabe tanto sobre seu ofício quanto tem dúvidas acerca dele.

O livro é recheado de teorias sobre edição, narrativa, linguagem,  assim como de ideias e dúvidas que fizeram parte da carreira e vida pessoal de Walter. Na verdade, as duas coisas se misturam nas trajetórias desse mestre, assim como na vida de todos que são apaixonados por cinema.

Um dos pontos principais do estilo de edição de Walter pode ser descrito na máxima:

uma boa edição é aquela que não se sobressai ao filme.

Recomendamos que após a leitura se assista aos filmes que ele editou. Entre eles:

Edição

“Apocalypse Now” (1979) e “Tetro” (2009) foram dirigidos por Francis Ford Coppola. “A Insustentável Leveza do Ser” (1988), por Philip Kaufman. Os 3 filmes podem ser encontrados para locação em DVD.

 

Copyright © Ludovic Produções. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.