Google+

Documentários aproximam sua empresa do público-alvo

Em nosso artigo sobre documentários para empresas (leia a matéria aqui), definimos que documentários são obras não ficcionais que tem como objetivo retratar alguma parte da realidade. Esse formato de vídeo ajuda muito na aproximação da marca com seu público-alvo.

Definir previamente qual parte da realidade será abordada é muito importante para a entrega de um bom filme. Um bom planejamento otimiza as etapas de gravação. Além de manter orçamentos e controle de tempo dentro das expectativas.

Sua empresa tem uma boa história para contar?

DocumentáriosOs recortes para a produção de documentários podem ser infinitos. Marcas do mundo inteiro têm utilizando o formato para conversar sobre temas que lhe dizem respeito.

Uma boa narrativa documental é capaz de unir diferentes pontos de vista. Pode também introduzir novos temas ao universo da marca e de até discutir fraquezas institucionais de maneira mais familiar. O documentário aumenta as possibilidades do público criar associações positivas com o conteúdo. Isso explica a nova tendência entre os chefs e restaurantes famosos de apostarem no gênero para autopromoção.

Veja alguns exemplos de documentários que ilustram essa pluralidade:

A Small Section of the World (2014)

Esse documentário mostra a história inspiradora de um grupo de mulheres de uma região agrícola remota da Costa Rica. As ideias delas provocaram uma revolução no mundo da produção de café. Depois de uma crise de empregos, os homens da aldeia saíram em busca de trabalho. As mulheres se reuniram para imaginar um futuro diferente através da construção de seu próprio moinho de café. Elas foram as primeiras em seu país a fazer isso.

O filme foi encomendado pela marca de café italiana Illy. A produção ficou por uma equipe de alto escalão de Hollywood que tinha como objetivo levar o filme para as salas de cinemas tradicionais. Eles não só conseguiram isso como participaram também de diversas seleções oficiais de festivais de cinema. Com o conteúdo, a marca de café ganhou um novo território de exploração. Falando sobre a importância social dos pequenos produtores de café.

POM Presents: The Greatest Movie Ever Sold (2013)

O filme é dirigido por Morgan Spurlock, diretor do prestigiado Super Size Me. The Greatest Movie Ever Sold explora criticamente o mundo do product placement, marketing e propaganda nos Estados Unidos. O interessante é que o diretor utiliza essa prerrogativa para financiar seu próprio filme, que acaba se tornando cheio de patrocinadores. As marcas presentes no documentário demonstram habilidade ao lidar com o cenário negativo mostrado no filme.

Produção de documentários: como fazer um bom conteúdo audiovisual?

Produção de documentáriosA produção de documentários bem-sucedidos aproximam o público e a crítica com uma abordagem humana, criativa e bem planejada. Você pode ter em mãos uma história que abre espaços de conversa com públicos e universos que antes não seriam possíveis. Escolha bons profissionais para participarem da etapa de construção dessa história, converse com a Ludovic e conheça outros exemplos de sucesso. Somos uma produtora de vídeo certificada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:
— A revolução digital e a popularização dos documentários, leia o artigo completo
— A Ludovic dá curso gratuito para jovens de baixa renda: Fazendo um documentário para as mídias sociais