Perguntas a serem respondidas ao se contratar uma produtora de vídeo

Perguntas a serem respondidas ao se contratar uma produtora de vídeo

A internet mudou radicalmente a forma como procuramos ou anunciamos um serviço. Os antigos catálogos telefônicos e de endereços viraram objetos do passado e foram substituídos por ferramentas de busca como o Google e Bing. Segundo informações divulgadas pela Info, a cada dia, 450 milhões de buscas inéditas são feitas pelo Google. Se por um lado essas ferramentas facilitaram nossas vidas, por outro elas trouxeram novos desafios.

Imagine que você receba a responsabilidade de contratar uma produtora de vídeo. Caso não tenha nenhuma recomendação, é quase certo que você recorra à internet em busca de respostas.

Esse é um momento difícil, uma vez que surgirão dezenas, para não dizer centenas, de resultados. Nesse instante surge a primeira dúvida: de todo esse leque de opções, qual empresa de produção de vídeo devo confiar? Qual pode atender plenamente a minha necessidade? Caso precise de um vídeo institucional, o receio será ainda maior, uma vez que a imagem da sua empresa estará em jogo.

Naturalmente após analisar os resultados, você entra em contato com algumas produtoras, cujas propostas variam em valores e serviços.

Um dos maiores desafios ao se contratar uma empresa de produção de vídeo institucional reside no fato que essas empresas oferecem bens imateriais ou como preferimos dizer: bens abstratos. Com certeza, se a sua missão fosse comprar janelas ou qualquer outro bem material, a tarefa seria um tanto mais simples.

Agora, o que fazer com um serviço composto de tantas variantes quanto um vídeo?

Um dado importante que você precisa ter sempre em mente: no mercado de vídeo, muitas vezes o ditado popular “o barato sai caro” ganha contornos de profecia.

VEJA TAMBÉM: Produtora de vídeo institucional: entenda como fazer projetos memoráveis

Isso não significa que uma produtora com valor superior ao da concorrência seja a melhor escolha. Significa apenas que você precisa levar em consideração diversos fatores: o que está embutido no preço? Como é o portfólio dessa empresa? Quais são os valores (a filosofia) dela? Meu vídeo será feito seguindo um padrão serial ou será desenvolvido sob medida?

Essas informações precisam ser respondidas.

O barato sai caro, por exemplo, quando o vídeo produzido não distingue a sua empresa da concorrência. Por isso, cuidado! Todo negócio é composto de filosofia, serviços e processos únicos, e o institucional produzido precisa refletir esses valores, caso contrário todo o dinheiro e o tempo investidos terão sido em vão. Há casos mais graves ainda quando o vídeo “depõe” contra a própria empresa.

Outra ação importante: marque uma reunião com as possíveis candidatas. Não deixe a pressa interferir em sua decisão.

Nessa reunião, melhor será contar com a presença de ao menos um chefe de área, um gerente geral ou um diretor da sua empresa. Isso facilita, e muito, a tomada de decisão final, além de propiciar as produtoras a chance de conversar com quem realmente detém as informações-chave do negócio.

Lembre-se sempre do objetivo maior a ser alcançado: divulgar de maneira eficaz e efetiva a imagem da sua empresa.

Afinal, um vídeo institucional traz retorno certo quando bem produzido.

O que saber mais antes de contratar uma produtora de vídeo?

  1. A importância do briefing para o sucesso do vídeo institucional
  2. Vídeos institucionais para empresa: aproveite todo o seu potencial
  3. Estratégias para produzir um bom vídeo para sua empresa
  4. Confira as principais tendências para o marketing B2B em 2020
  5. Como a produção de documentários pode ajudar a sua empresa
error: Este conteúdo é protegido
Precisa de ajuda?